“Casamento” homossexual- parte 2

O assunto do “casamento ” Homossexual postado aqui no Blog tem gerado comentários e reflexões muito ricas e interessantes.
Claro que muita coisa que é comentada não reflete a opinião do Blog nem da Igreja. Refletem opiniões pessoais que são,porém, respeitadas e publicadas.
Tenho uma opinião formada sobre esse assunto e quanto mais leio e ouço, inclusive as opiniões divergentes, mas me firmo na posição da Igreja.Ela é sensata,equilibrada e abrangente.É uma posição clara,corajosa e fundamentada.
Estou amadurecendo uma reflexão para ser publicada no Blog sobre a convivência de “nossas” opiniões pessoais com as posições da Igreja. Na verdade, em algumas questões – como essa, a Igreja vai além da opinião, ela se posiciona e marca sua Crença. Marcar aqui, no sentido positivo de dar suas razões e fundamentá-las para propiciar um diálogo frutuoso com o mundo e com a sociedade,além,claro,de orientar a seus filhos na verdade.
Percebo que muitas divergências nos comentários se dão porque os pontos de partida da análise são diferentes; o “pano de fundo” precisaria ser o mesmo para um diálogo frutuoso, não tendo o mesmo pano de fundo vira “debate”, que enriquece-nos conceitualmente reforçando posições, mas que, no fim, gera em alguns uma mistura de emoção, com traumas reprimidos, com preconceitos, com medo, com posição anticatólica de gente de Igreja, de posição católica de gente que não freqüenta a Igreja, de confusão entre a verdade e a “MINHA verdade, como se a verdade fosse aquilo que se crê e não aquilo que ela é”.
No fundo, a questão é mais básica.É questão de fé ou não fé!
É uma bela festa de diálogos!! Com muitas opiniões pessoais interessantes e enriquecedoras.Porém pode-se sair da questão temática e entrar na questão pessoal,fugindo assim da proposta do blog.
A maturidade é necessária para dialogar,porém,em qualquer diálogo,entre cristãos ou não,a caridade e o amor não ficam de fora.Verdade e amor são sinônimos! não são excludentes.Em nome da verdade já se cometeram barbaridades,como o assassinato,ocorrido esta semana de um famoso abortista americano,assassinado “em defesa da Vida”! (que contradição),com o repudio absoluto da Igreja Americana e de todos os Católicos.Embora houvesse divergência com sua posição,JAMAIS se poderia fazer isso.Defender a verdade,com caridade, sem ferir a verdade que se defende. Nosso Senhor Jesus nos ensinou assim com sua vida e palavras.
Porque o “Mundo” rejeita a maioria das opiniões morais da Igreja.?? Porque o “mundo” tem outro pano de fundo,outra base conceitual de onde tira suas opiniões,baseada no relativismo,na antropologia atéia,na pressão dos lobbys políticos que aprovam leis antinaturais,nas opiniões manipuladas da mídia descompromissada com a verdade,preocupada com audiência e com o dinheiro das propagandas que a sustenta comercialmente,na falácia de que os tempos novos exigem “verdades” novas,com opiniões mutáveis,adaptáveis,para agradar e justificar moralmente o erro que a Consciência -mesmo assim- insiste em lembrar: você nasceu para coisas maiores..!
Não esperemos “aplausos” nem concordâncias. Jesus, nosso amado Senhor já havia nos prevenido que seria assim. E assim está sendo!
***
Dentre os vários comentários recebidos sobre esse assunto,respondi o comentário que segue abaixo, para dar minha contribuição pessoal a esse irmão que se chamou de “ALGUÉM”.
Com sua permissão e respeitando sua privacidade, estou publicando a resposta emitida por e-mail ,no intuito de poder ajudar a outros que também se sentem assim como ele.
No final, deixo a pergunta: Qual é o pano de fundo dos Cristãos Católicos?
***
“Caramba… eu fico impressionado com tanta confusão, com tanta briga, com concordo e discordo. Acordei no meio da noite e às vezes acabo olhando o site do Shalom, comunidade da qual já fiz parte. O que me deixa triste é que se faz criticas e criticas sobre casamento homossexual, sobre direitos, sobre as práticas, do que é ou não permitido…, mas e a pessoa? O filho de Deus?”
Em primeiro lugar, obrigado por ter feito esse comentário e pela oportunidade de enriquecer nossa reflexão sobre esse assunto. Obrigado pela sinceridade e pela presença.
A pessoa.! Exatamente porque a Igreja pensa na pessoa é que ela se posiciona e manifesta sua opinião. Nos dias de hoje onde o relativismo ganha cada vez mais espaço, é necessário, sim, que as coisas sejam claras para não dar margem a interpretações equivocadas.
Às vezes uma posição doutrinal pode passar a impressão de distância entre o conceito e a pessoa ou até mesmo uma certa “indiferença” às pessoas concretas; no entanto, a posição da Igreja quando se pronuncia é afirmar, clarear, reafirmar, responder, oferecer orientações aos seus pastores e filhos. A aplicação pastoral daquele conceito, no entanto, deve ser feita pelos pastores, irmãos, formadores, etc.. Não é possível, em pronunciamentos com temas amplos e polêmicos como este, se aplicar toda reflexão a situações particulares,não que elas não sejam importantes,mas porque não é este o propósito do documento ou pronunciamento…Não seria o local para isso.
“Eu sou homossexual… infelizmente! Ninguém escolhe ser homossexual. Falam de opção, certo? Então desafio um hetero, sem nenhuma tendência, por opção ser homossexual! Não… não é questão de opção meus caros! É condição! E sabe o que acho? Quantos documentos da Igreja falam sobre a proibição de atos desse tipo, sobre não aceitar pessoas assim em seminários/congregações/comunidades? Muitos né? Não sou nenhum estudioso, mas sei que há mais de 10 referências. Quantos falam em acolher, em amar, em viver junto com a pessoa seus sofrimentos, em saber compreender a condição, em ajudar? Eu fico me perguntando se Jesus não faria isso??!”
Jesus anunciaria a verdade e salvaria a pessoa! Salvar a pessoa a significa salvá-la por inteiro. Ou seja, consiste não apenas em levar a pessoa a abandonar o erro, mas fundamentalmente levá-la a livremente abraçar a verdade! A homossexualidade é uma grande prova e sabemos que não é uma opção. Também sabemos que o determinismo não é condizente com a dignidade e com o chamado a liberdade que Deus nos faz com sua graça, É possível reencontrar a liberdade perdida pelo pecado e pela fraqueza humana. Deus ajuda e sustenta quem deseja sinceramente mudar de vida e de comportamento, seja ele qual for.
Sentir-se homossexual não quer dizer necessariamente possuir comportamentos ou vivências homossexuais Essa exigência de uma vida coerente, porém, é uma exigência para qualquer pessoa cristã, “hetero ou homo”.
Mesmo que a pessoa tenha inclinação homossexual não quer dizer que ela precise viver isso. E possível,sim,claro que é possível ! Jesus veio exatamente para nos salvar. Salvar a todos nós, ninguém está fora deste convite, inclusive nós de igreja que podemos nos perder, que -em tese- conhecemos a verdade.
“A igreja é sabia, mas me desculpem… às vezes sua humanidade fala mais alto! Perdão, tem gente que vai querer me matar, que vai escrachar meu comentário… sem problemas… vai demorar eu vim aqui no blog mesmo, nem vou ver, mas… meus amigos A RAIZ E MAIS PROFUNDA! MISSIONÁRIOS, PADRES, CATOLICOS, EVANGELICOS… EVANGELIZEM DE VERDADE! Nós somos… nós, homossexuais, prostitutas, assassinos, ladrões, vampiros modernos, bruxos, e tantos outros que causa repudio e escândalo, precisamos de vcs junto a nós! Se Jesus é o remédio, mostre-nos eles, e não as leis! As leis são necessárias, mas, amigos, nesse caso, nessas discussões… sinceramente, sem comentários.
Vcs já leram realmente o evangelho quando se fala de Maria Madalena? REFLITAM! POR FAVOR!”
Você tem razão. temos evangelizado pouco.!
“Eu não vejo como vontade de Deus… falo de mim, o que acho, se estou errado, que Deus me perdoe, estou tentando acertar… tanta briga. Eu entendo que os religiosos queiram proteger a Igreja, o cristianismo. Mas não esqueçam que a Igreja e o Cristianismo é para quem precisa.”
É exatamente isso, concordo com você que muitas vezes a preocupação é tão grande com o conceito que se esquece das pessoas. Nós cristãos devemos estar atentos a nossa falta de amor aos irmãos, independente do desafio particular que a pessoa carregue. Todos devem ser amados e acolhidos, amar é nosso chamado!Amor concreto, capaz de atingir a pessoa toda, afetivamente e efetivamente. Não relativizando a verdade para agradar, mas apresentar a verdade com expressão autêntica do verdadeiro amor! Como Deus faz conosco: nos ama como somos, mas nos ama demais para nos deixar assim!
Um espaço como este aqui, neste blog, é um espaço para se refletir sobre a verdade na ótica de nossa fé católica. É espaço de reflexão e de apoio, não de julgamentos individuais! Erra quem assim o faz! Podemos ajudar partilhando aquilo que cremos sem isso significar deixar de crer em nossos valores. Partilhar não é acusar. Partilhar, no entanto, supõe falar no que se crê. Supõe também ouvir, para amadurecer a própria reflexão. Amadurecer aqui não é buscar um “consenso” sacrificando a verdade,amadurecer aqui é entender com mais profundidade a pessoa e as outras variantes que fazem parte de qualquer situação.Isso reforça verdade, que tem força para se impor por ela mesma.No fundo todos nós sabemos qual é o certo!
“Acho que às vezes as forças de tantos “nãos” são mais forte que o SIM de Deus pra qualquer ser humano! Alguns vão me falar que a Igreja não e preconceituosa, que está aberta para todos… meus irmãos… não sejamos hipócritas. Isso não e verdade! Que ver? Imagine vc na missa. de repente entra um travesti, senta do teu lado… vc vai cultivar uma amizade com ele, vai deixar seus filhos falarem com ele? Bem, pode ser que tenham outros que ate vão e falem, mas sentir pena e diferente de ir pelo impulso de ser IRMÃO, um seu!”
Amizade supõe identificação, pontos em comum. Não se pode esperar isso em uma relação transitória como o exemplo citado de “sentar-se lado a lado” com uma pessoa, seja ela qual for-travesti ou não-, desconhecida… penso que esse padrão se aplicaria a qualquer pessoa desconhecida,especialmente nos dias de hoje com tanta insegurança…
Não é fácil, no entanto, imaginar que pessoas que vivem em mundos, em principio, tão diferentes, como o citado por você, com estilos e conceitos de vida tão díspares, sejam amigos se antes Jesus não operar uma obra de salvação na vida daquela pessoa-Amizade aqui no sentido pleno da palavra,conhecer alguém ou conviver socialmente não gera necessariamente amizade.-Acredite, poderá surgir amizade, como tem surgido-em abundância!- porque ambos estarão traçando um mesmo caminho e crêem na mesma verdade, embora estejam em processo de salvação diferentes. Amizade supõe identificações mútuas e requer tempo.Concordo com você, no entanto,quando a pessoa se levanta,sai de perto,aponta, se recusa a dar a mão no Pai nosso.etc..neste caso é falta de caridade e puro preconceito.
“Por favor, vamos amar mais… se todos não são homossexuais, mas todos temos os pecados, que igualmente, não são desejáveis igualmente por Deus! “Quem não tiver pecados que atire a primeira pedra” Foi assim que me ensinaram… EU QUERO VER A FACE, O ROSTO DA MISERICORDIA DE CRISTO NA IGREJA, NOS CRISTÃOS…
Eu sinto falta de Deus… mas eu não o vejo no rosto dos seus filhos! Um dia eu quero voltar… eu quero ver isso acontecer!
Desculpem o desabafo… não sou a favor do casamento homossexual, mas sou a favor do ser humano, sou a favor de todos, da vida! Desculpem se me equivoco, mas a raiz é mais profunda. Isso tudo é a ponta do iceberg.”
Finalizando esse comentário, lembrei-me de uma frase que li certa ocasião que tenho como um lema em minha relação com as fraquezas humanas-inclusive as minhas..
“ONDE NÓS VEMOS UMA FALTA A CONDENAR E A PUNIR, DEUS VÊ UMA MISÉRIA A SOCORRER”!
Deus o abençoe!
Relacionados:
Tags: Ataques à Igreja, Catolicismo, Fé, Hedonismo, homossexualidade, Lei Natural, Moral, Relativismo, Verdade












Acho necessário rever algumas posições minhas do post anterior.
Realmente, como é difícil ver o pano de fundo q o irmão vive. Como é difícil ser caridoso quando se fala da verdade de Deus. E como o mundo precisa disso! Realmente preciso crescer nesses aspectos.
Então, peço desculpas aos irmãos q feri com os meus comentários.
Agradeço ao Carmadélio q veio trazer luz aos comentários do post. Obrigado por nos trazer a Crença da Igreja.
Meu Deus! Como é bom ler um desabafo dele com esses comentários. Muitas vezes eu vejo que todas as pessoas homossexuais desistiram de si mesmas. Quando elas dizem isso, que são assim, nasceram assim, que a raiz é profunda, eu vejo o quanto somos capazes de nos defender do que nos acusa e ficar cegos diante do amor libertador de Cristo.
Falar isso..que não dá…que não adianta..é negar a liberdade que Cristo nos deu gratuitamente na cruz. Assim como existem lutas de tendências-fraquezas de uma pessoa com tendência homossexual, a mesma coisa acontece com outras pessoas com outras tendências e inclinação para o mal.
A diferença é quem está disposto (sendo homo ou hetero) de encarar a cruz e ser plenamente feliz, mesmo com o sofrimento.