Caminho Vocacional

Caminho Vocacional

“Se arde em teu coração o Carisma Shalom, este é o teu caminho para Deus e para a santidade. Não tenha medo de oferecer tua vida a Cristo, pela Igreja, pelos pobres, pelos jovens e por todos os homens.” Moysés Azevedo

Se você deseja trilhar um caminho de discernimento vocacional na Comunidade Shalom, sente uma atração ou mesmo um apelo divino de entregar-se ao Reino de Deus segundo a nossa vocação, procure engajar-se em um grupo vocacional na Missão Shalom mais próxima da sua cidade, ou entre em contato com a Assessoria Vocacional para fazer o vocacional a distância.

O Caminho Vocacional tem a duração mínima de um ano, tendo início com o Vocacional Aberto – primeiro encontro vocacional do ano, que acontece no mês de março, nas cidades onde há a Missão Shalom. – Tendo participado do encontro vocacional, o segundo passo será o plantão vocacional, no qual você será acompanhado por um missionário da Comunidade e discernir ser este o tempo do caminho vocacional Shalom.

O vocacionado participará mensalmente dos encontros vocacionais no intuito de aprofundar o seu chamado por meio de uma vida de intimidade com Deus, através do itinerario espiritual e formativo da Comunidade, o Caminho da Paz, mergulhando no conhecimento do Carisma Shalom, no ser Igreja, na missionariedade e na vivência da vida fraterna.

Durante o ano vocacional, o vocacionado é chamado a fazer uma experiância de 30 dias vivendo em uma das casas comunitárias como Comunidade de Vida, e como Comunidade de Aliança, viverá por dois meses o ritmo de um missionário da aliança. Experiências que proporcionam o amadurecimento no chamado que o Senhor faz a cada pessoa. A Assessoria Vocacional promove também dois retiros, o de aprofundamento (no mês de agosto ou setembro) e o retiro vocacional final (no mês de dezembro ou janeiro).

Todo vocacionado é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional para junto do Senhor, discernir se realmente é chamado à vocação Shalom, se o tempo é esse e, se possui amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no postulantado da comunidade de vida ou aliança.

Vocacional à Distância

“Se sentires o chamado de Deus não recuseis” JPII

Aqueles que residem em lugares onde não há casa de  Missão do Shalom e querem conhecer melhor a nossa Vocação e trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato com a Assessoria Vocacional, expressando o  desejo de fazer parte do vocacional.

O vocacionado à distância é acompanhado mensalmente por um missionário da Comunidade de Vida ou de Aliança, conforme discernimento da Assessoria Vocacional e o caminho vocacional para ingresso na Comunidade se dá com as seguintes etapas:

  •  Pedido de ingresso no vocacional
  • Acompanhamento e formações mensais
  • Experiencia de no mínimo 30 dias em uma de nossas casas comunitárias
  • Participação nos retiros de aprofundamento vocacional (meses de agosto ou setembro) e do retiro vocacional final (realizado nos meses de dezembro ou janeiro)

Após o retiro vocacional final e com o devido consentimento de seu acompanhador pessoal, o vocacionado poderá pedir ingresso na Comunidade Católica Shalom, que fará o discernimento final do seu pedido.

Se você sente esse chamado de Deus, entre em contato conosco. Envie e-mail para vocacionaladistancia@comshalom.org

 

Leia mais