Celebração de 35 anos do Shalom conta com Santa Missa presidida por Dom Vasconcelos e jantar show

Programação da semana de comemoração contemplou ainda momentos de oração e formação, além de testemunhos e uma exposição histórica

No ano festivo em que a Comunidade Católica Shalom comemora 35 anos de fundação, o Shalom Sobral promoveu uma semana intensa de atividades para celebrar o aniversário. A programação contou com momentos de oração e formação dos membros da Comunidade e participantes da Obra Shalom, além de testemunhos e uma exposição histórica. O ponto alto da semana foi a Missa Solene em ação de graças celebrada pelo bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, na última segunda-feira, 10. No domingo, 9, após a Santa Missa, o cantar Izaías Luciano trouxe canções históricas com o show “Lembranças”.

Durante a homilia, Dom Vasconcelos agradeceu a Deus pelos 35 anos da Comunidade e destacou que é um tempo de ação de graças porque o Shalom “nasce da renovação do Espírito.” Ele disse ainda que “há 35 anos Deus iniciou esta Obra que tem produzido muitos frutos e alegrado a Igreja. Entreguemos a Deus esta Obra e ela realizará o que é impossível para os homens, mas possível para Deus.”

O bispo destacou que o Papa Francisco tem cada vez mais pedido que a Igreja no mundo inteiro invista no amor. “Com a Exortação pós-sinodal ‘Amoris laetitia’, a Alegria do Amor, o Papa pediu à Igreja, aos pastores e aos leigos cristãos engajados que invistam no amor, que ensinem a amar para salvar os casais, para salvar as famílias”, disse.

Outro pedido do Papa tem sido o pastoreio e acompanhamento das crianças e jovens nas catequeses e na Crisma. “As novas comunidades, como o Shalom, já realizam o acompanhamento dos jovens. Pedimos que as Comunidades se coloquem a serviço em vista da renovação da Igreja inteira. Sejamos uma Igreja em saída em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel sem preconceitos, buscando o que Deus tem feito na vida das pessoas”, destacou.

Dom Vasconcelos disse ainda que a Igreja é hoje chamada a ir aos novos Areópagos, a exemplo de Paulo entre os gregos, para propagar a vida cristã. “Na lanchonete para evangelizar, Moysés (Azevedo, fundador da Comunidade Shalom) descobriu um areópago.”

Em resposta ao apelo do bispo, o responsável pela Comunidade Shalom em Sobral, Rodielson Bispo, louvou a Deus pela beleza da Igreja em Sobral e destacou que a semana de comemoração se encerra na esperança de mais 35 anos. “É o início de um novo tempo. Eis-nos aqui, envia-nos, Dom Vasconcelos.”

Ver como Deus

Tomando como base as leituras do dia, Dom Vasconcelos ressaltou que é preciso olhar o mundo com os olhos de Deus. “Quando olhamos com os olhos de Jesus, vemos vida onde só poderia haver morte. Ele não vê a aparência, mas o coração”. O bispo lembrou que o Senhor olhou para a menina morta e disse que ela estava apenas adormecida. “Na verdade, a morte é um sonho porque já não existe. Cristo venceu a morte”, completou. Outra ação de Jesus que mostra o quanto Ele ama e se importa com as pessoas foi a percepção de que a hemorroísa o havia tocado. “Jesus via a ação de Deus nas crianças e também na mulher pecadora que incomodou o fariseu Simão”, disse.

Outra característica do amor de Deus que devemos aprender a imitar segundo o bispo é “ver além das aparências.” O Senhor insistiu com Jacó que havia roubado a primogenitura do irmão e Jesus chamou Pedro, “frágil, pecador e oscilante” e confiou a ele a sua Igreja. “Por que Deus insiste com homens frágeis e infiéis? Jesus via além das aparências. Ele chamou a Pedro e continua hoje a nos chamar.”

Jantar Show

Outro ponto alto da celebração dos 35 anos foi o jantar show com a presença do cantor Izaías Luciano. No cardápio do jantar, foram servidas massas com diversos molhos.

Entre as canções de sucesso que compuseram o repertório da Comunidade Shalom ao longo destes 35 anos, Izaías Lucianos cantou sucessos como “Meu doce Jesus”, “Senhor apaixonado estou”, Amar-te mais” e “Sempre te amarei, rei dos reis”.

Izaias Luciano é um dos grandes nomes da musica católica brasileira. Cantor e compositor, tem musicas gravadas com vários artistas de renome nacional.

Teresa Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *