Comunidade Shalom prepara fundação missionária em Paris

Na última quinta-feira, 18, solenidade de Corpus Christi, o Assistente internacional da Comunidade Católica Shalom, pe. Cristiano Pinheiro e a missionária da Comunidade de Vida Shalom e futura Responsável Local do Shalom Paris, Amanda Pinheiro, visitaram as obras que estão em andamento da próxima fundação da Comunidade na “Cidade da Luz”, “Ville Lumière”, Paris.

A Comunidade se instalará em antigas estruturas da paróquia de “Notre Dame de la Croix”, “Nossa Senhora da Cruz”, no bairro chamado “Ménilmontant”, no 20º “arrondissement” de Paris. O Padre Stéphane Palaz, pároco de “Notre Dame de la Croix”, há cerca de dois anos desenvolve um projeto em comunhão com a Assistência Internacional da Comunidade, para estabelecer uma estrutura comunitária e uma “interface evangelizadora” naquele movimentado e multicultural bairro parisiense.

O Assistente Internacional evidencia que o bairro de Ménilmontant abriga uma grande diversidade cultural: “é um bairro que tem pobres e ricos, franceses e imigrantes, diferentes orientações políticas e religiosas. Certamente Deus nos chama a ser ministros da Paz e da Unidade no meio das diferenças, levando a alegria do Evangelho pelas ruas de Paris”.

Uma grande reforma está em curso para preparar as residências comunitárias masculina e feminina dos missionários da Comunidade de Vida Shalom que fundarão esta nova missão, assim como as estruturas do futuro “café evangelizador”, com uma vitrine voltada para uma das mais movimentados ruas do bairro. O café se chamará “Chez moi”, expressão francesa que quer significar o “estar na própria casa”, estar em um espaço familiar, como se estivesse em casa. O lugar será mesmo uma “vitrine evangelizadora, a casa de todos”, disse o pe. Cristiano, que tem trabalhado por esta fundação desde 2015.

Amanda Pinheiro, que é missionária na França, na cidade de Toulon, há quase 15 anos, será a responsável por esta nova missão. “Impressiona ver a condução da Providência Divina que, chamando-nos a ter tantas presenças missionárias na França, pois já estamos em Toulon, Avignon, Evry (Massy) e Aix-en-Provence, hoje nos chama a ‘ser luz na Cidade Luz’, a capital do país”, afirma Amanda.

Os missionários que fundarão a missão, chegarão na França após a Convenção Shalom, na segunda metade do mês de setembro, e o funcionamento do Café “Chez Moi” está previsto para o mês de Dezembro deste ano.

Assistência Internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *