Cursos e Retiros

CEST
Escola de líderes
Escola de Formação
Formação Básica
Outros

O Centro de Espiritualidade Santa Teresa tem como missão levar às pessoas uma profunda experiência com Deus através de Cursos de Formação Humana e Espiritual.

 Clique aqui para contatos

Escola de Líderes

 Retiro de dez dias promovido anualmente pela Escola de Formação Shalom  orientado a partir de uma temática cristã relevante e atual. Seu objetivo é servir como meio de renovação e aprofundamento da experiência de Deus àqueles que já exercem algum tipo de liderança ou que a isto sentem-se chamados. É também oportunidade de um aprofundamento e crescimento no seguimento de Jesus Cristo.

É composto por manhãs de espiritualidade (celebração eucarística, palestras,  deserto e adoração ao Santíssimo Sacramento), tardes de formação e noites de fraternidade.

A idade mínima dos participantes é 18 anos.

Banner Escola de Líderes 2009 2009 – “O estado de vida é um dom de Deus. Não só uma escolha humana, mas primeiramente uma escolha divina e um dom, uma graça, uma dádiva que Deus dá para que a pessoa possa amar e servir melhor a Deus e aos irmãos” (Moysés Azevedo em trecho do livro Belo Amor Humano pág. 22)

Belo é o amor humano foi o tema escolhido para a Escola de Líderes 2009 cujo objetivo foi fornecer a visão da Comunidade Shalom quanto à vivência de cada estado de vida. Visão esta que auxilia no processo de discernimento e vivência deste dom.

Banner Escola de Líderes 2010 2010 – A Escola de Líderes 2010 teve como tema “Castidade: coração da santidade” que refletiu particularmente sobre o flagelo causado pelo hedonismo e sua repercussão na maturidade humana, espiritual e social do ser humano.

 

 

Banner Escola de Líderes 2011 2011 – A Escola de Líderes 2011 trouxe como tema “Maturidade Humana”. Sonho de São Paulo que se tornou possível graças a Jesus Cristo, quando diz em Efésios 4,13 “atingir o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo”, ou seja, a maturidade humana e espiritual nos levam a alcançar a santidade, a coerência de vida, não tendo mais que “viver como crianças, ao sabor das ondas” (Ef 4,14), do que aparece, do que acontece, do que nos falam, das “promessas”, mas saber que Cristo é o centro, a figura e a fonte de toda graça da maturidade humana.

2012 – Na Escola de Líderes de 2012 com o tema “Nas mãos do oleiro” aprofundamos a dimensão formativa das comunidades novas, com o fundamental conhecimento do contexto histórico, sócio-político e eclesial em que elas surgiram e se desenvolveram.

Aprofundamos algumas percepções baseadas na nossa experiência formativa como Comunidade Shalom, nas necessidades atuais do processo formativo e no que nos recomendam os documentos da Igreja sobre a formação Inicial e Permanente, a formação Espiritual Doutrinal e Humana nas Comunidades Novas, a Formação Pessoal e a elaboração de um sólido projeto de formação, com passos para elaborar uma grade de conteúdos.

Banner Escola de Líderes 20132013 – “A castidade é uma profunda ruptura com o mundo” afirma-nos Moysés de Azevedo, e é justamente acreditando na pessoa humana em sua dignidade revelada também em sua  corporeidade que a Escola de Líderes 2013 trouxe como tema “Teologia do Corpo” apresentada pelo beato João Paulo II.

 

 

 O que é a Escola de Formação Shalom

Setor da Comunidade Católica Shalom responsável pela formação doutrinária, bíblica, carismática e humana dos membros de grupos de oração e lideranças dentro e fora da Obra Shalom.
A Escola de Formação Shalom tem a missão de, segundo o Carisma Shalom e em comunhão com o espírito do fundador, formar filhos de Deus levando-os à maturidade da fé. E isto se dá, particularmente, através de cursos de formação espiritual e humana utilizando metodologia oracional e vivencial.

 Onde encontrar nossos cursos?

Nas casas de missão Shalom. Cada missão possui um Centro de Formação, isto é, um local onde são ministrados nossos cursos de formação.

 Histórico da Escola de Formação Shalom

A Escola de Formação Shalom foi iniciada em 1987, em Fortaleza, com o objetivo de formar líderes da Obra Shalom e da RCC. Nasceu sob a inspiração de formar o homem por inteiro, sobretudo pela oração, além do conhecimento, atingindo assim pontos cruciais do seu crescimento para santidade.

Na sua primeira fase de atuação oferecia cursos que abordavam temas aleatórios como Vivência dos dons carismáticos, Curados pelo Amor, Sexualidade e namoro, vida de oração, História do povo de Deus, História da Igreja e outros.

Dando continuidade a estas atividades, a experiência nos mostrou que os cursos oferecidos, apesar de terem um conteúdo informativo capaz de atingir seu objetivo, ainda não levava as pessoas a uma intimidade com Deus mais profunda. Assim, em 1991 foi instituído os cursos de Formação Básica, popularmente conhecidos como FB´s, que trazem uma abordagem oracional dos principais mistérios da fé. Atualmente, além dos FB´s, a Escola de Formação tem sob sua responsabilidade os cursos ministrados nos Centros de Formação espalhados nas missões Shalom, a Escola de Líderes e o Congresso da Escola de Formação_ realizado a cada dois anos com sua última edição em Brasília.

Desde de 1986 a Comunidade Católica Shalom começou a estabelecer-se em outras dioceses. E ao começamos ministrar nossos Cursos outros grupos e comunidades solicitavam nosso material e pediam autorização para utilizá-los. Deste modo, surgiu a necessidade de em outas localidades instalar pólos de formação que são os Centros de Formação Shalom.
Os Centros de Formação representam a Escola de Formação, no que diz respeito à aplicação de cursos, nas respectivas missões Shalom em que se encontram. São um local para o qual convergem as pessoas que estão interessadas em receber formação cristã. Um espaço para todos aqueles que desejam e buscam com determinação alcançar o pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado do homem perfeito, a medida e a estatura da plenitude de Cristo. ( Cf. Ef 4,13) .

A Formação Básica é um itinerário de formação doutrinária em cinco módulos, cujo conteúdo é fundamentado na Palavra de Deus, Catecismo da Igreja Católica e nos documentos da Igreja como: Exortações Apostólicas, Cartas,  Constituições dogmáticas e também em reflexões de alguns teólogos fiéis ao Magistério da Igreja. Cada módulo é composto por aulas semanais que são aprofundadas em um caderno de exercício respectivo ao módulo.

 O objetivo desta Formação Básica é oferecer uma catequese sólida, ministrada de forma carismática, vivencial e oracional como meio de complementar o processo de evangelização, favorecendo assim o crescimento do povo cristão no serviço a Deus, na Igreja e no mundo.

FBI pronto1FB I – A SANTÍSSIMA TRINDADE – Este módulo leva à compreensão de Deus-Trindade, o mistério divino e central da fé católica, através da dinâmica de relacionamento das três Pessoas entre si e como cada uma se relaciona com o homem. Seu objetivo é levar a pessoa  abrir-se ao conhecimento e relacionamento com a Trindade, a fim de que brote uma nova oração e conversão em sua vida.

 

FBII caderno pronto1FB II – JESUS E SUA IGREJA – Tem como temas centrais: a Pessoa de Jesus no mistério da  Sua obra redentora, encarnação, morte e ressurreição; a Igreja como realidade pós-pascal, a fé da Igreja e a fé na Igreja. Traz também o estudo dos sacramentos, que atualizam as graças derramadas por Cristo. Este módulo pretende conduzir a pessoa a uma maior experiência com a salvação, a Igreja e os sacramentos, como sinais da ação concreta e eficaz de Jesus.

FB III pronto1FB III – MORAL CRISTÃ – Os temas centrais deste módulo são os mandamentos de Deus e da Igreja, assim como o estudo sobre a morte, a ressurreição, o juízo, o céu e o inferno. Tem como objetivo levar a pessoa conhecer a vontade de Deus revelada nestes mandamentos para acolhê-la e assumí-la em sua vida. O estudo do sentido último da vida humana e do mundo, tanto no tempo presente como no “além morte”, a partir da revelação em Jesus Cristo.

 FB IV caderno pronto1FB IV- MORAL CRISTÃ E BIOÉTICA – Este módulo apresenta o significado da vida humana e seu valor, a ética da família, do matrimônio, da sexualidade e do amor, os problemas éticos dos métodos contraceptivos artificiais, da clonagem, da manipulação das células-tronco e embrionárias, do aborto, da eutanásia, da reprodução assistida; as drogas, o homosexualismo, a pornografia,etc. Com  o objetivo de revelar o “Evangelho da Vida” que atua em sua defesa e promoção, estabelecendo no mundo a cultura do amor e da solidariedade.

 FB V caderno pronto1FB V – NOSSA SENHORA E A VIDA CRISTÃ – Este módulo estuda os dogmas marianos, o papel de Maria na história da salvação, no mistério de Cristo, na vida da Igreja e da vida de cada homem e o culto a Ela. Seu objetivo é levar a pessoa  a ter uma verdadeira devoção a Nossa Senhora e com ela crescer na vida cristã.

Consagração-a-Maria s descriçãoConsagração a Maria 

Curso realizado a partir da fórmula de “Consagração Total a Jesus por Maria” de São Luís Maria Grignion de Montfort, que vê a “Santíssima Virgem o meio de que o nosso Senhor se serviu para vir até nós, e é o meio de que devemos nos servir para ir a Ele”. (Tratado da Verdadeira Devoção, § 75)

Para São Luís Maria Grignion de Montfort, este ato de Consagração não deve ser tomado rapidamente. Isto fica provado pelo fato do mesmo Santo advogar uma séria preparação, que consiste em doze dias preliminares para que a alma trate de esvaziar-se do espírito do mundo _ totalmente o oposto do Espírito de Jesus Cristo. A estes doze dias, seguem três semanas de oração e meditação, durante as quais a alma buscará um melhor conhecimento de si mesma (primeira semana), de Maria (segunda semana) e de Jesus Cristo (terceira semana).

Lectio Divina 

Este curso visa levar a pessoa a uma vida de oração com a Palavra de Deus. Ensina, portanto, os quatro passos principais deste método desenvolvido: a leitura, a meditação, a oração e a contemplação.

Vida de Oração  

Santa Teresa é considerada pela Igreja Católica Doutora e Mestra em Oração. Este curso tem como objetivo revelar o caminho que a santa percorreu na sua vida de oração até chegar ao matrimônio espiritual.

 

 

Leia mais