Diaconia

capa

A Diaconia é a sede do Governo Geral da Comunidade Católica Shalom onde funcionam as assessorias, secretarias e setores  ligados diretamente ao moderador geral. É chamada o coração da Obra Shalom, pois assiste às missões em diversos serviços ligados à ação missionária e comunitária, ao trabalho com os jovens e à promoção humana e vocacional.

“Diaconia” deriva do termo grego “diakoneo”, que diz respeito ao serviço feito por amor, sem constrangimento e em perfeita consonância com o ensinamento de Cristo. O nome foi sugerido pelo cardeal Stanislaw Rylko, em 2006, ao visitar o Shalom. Na época, a Comunidade empreendia esforços para iniciar a construção da sede do Governo Geral.

Localizado no município de Aquiraz, a 27 km de Fortaleza, o lugar abriga capela, escritórios e residências comunitárias. Arquitetura, ambientação e iconografia foram concebidas para remeter, através da beleza e da sobriedade, ao amor esponsal a Jesus Cristo e à paz comunicada por Ele.

Governo Geral

O Governo Geral da Comunidade Católica Shalom é exercido pelo moderador auxiliado pelo Conselho Geral, eleito em assembleia. Segundo os Estatutos, o moderador geral tem a missão de “ser um instrumento da Paternidade Divina e do espírito de família e unidade no interior da Comunidade”.

O tempo atual é considerado período de fundação da Comunidade, tendo em vista que o fundador, Moysés Azevedo, está vivo. Assim, até a morte ou a renúncia, ele exerce a moderação geral.

O moderador e o Conselho Geral são auxiliados pelas assistências na condução da Comunidade. São elas: Assistência Geral, Assistência Apostólica, Assistência Missionária, Assistência Internacional, Formação Geral e Economato.

As assessorias também são estruturas de administração. A missão de animar a vida da Comunidade em dimensões distintas e de executar as diretrizes do Governo Geral cabe às seguintes assessorias: Promoção Humana, Assessoria Comunitária, Assessoria Litúrgico-Sacramental, Assessoria Vocacional.

Leia mais