Santa Teresa D’Ávila

capasantateresa

“Depois de contemplar a grande beleza do Senhor, nunca mais vi alguém que, comparado a Ele, me parecesse formoso ou me ocupasse o espírito. Basta-me voltar um pouco os olhos para a imagem que guardo na alma para adquirir uma liberdade que, desde então, me faz ter asco de tudo o que vejo; porque nada faz par com as excelências e graças que vi no Senhor. Não há saber nem prazer que eu considere dignos de estima diante do ouvir uma única palavra dita por aqueles lábios divinos – e com que frequência as tenho ouvido! Considero impossível – desde que o Senhor, pelos meus pecados, não permita que essa memória se apague – que alguém possa me ocupar o pensamento; basta-me lembrar um pouco deste Senhor para disso ficar livre.’’ Santa Teresa D’Ávila, no Livro da Vida

Santa Teresa D’Ávila, reformadora da Ordem dos Carmelitas e doutora da Igreja, é baluarte da Vocação Shalom. Assim como São Francisco de Assis, a religiosa espanhola é exemplo de firmeza, perseverança, doação e de um profundo Amor Esponsal por Jesus Cristo.

No Shalom, a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz é fundamentada na oração, fonte para o desabrochar e o amadurecer do Amor Esponsal. Por isso, o caminho de Santa Teresa é trilhado por quem tem a Vocação Shalom. Com Teresa D’Ávila, deve-se aprender que a vida de oração, intimidade com o Senhor e união íntima com o Amado, é sustento para as almas.

A vivência dos conselhos evangélicos “pobreza, castidade e obediência” também é motivada no estudo dos escritos teresianos e através de sua intercessão. A obediência é a fonte da pobreza, “um autêntico caminho de perfeição”, como afirma a santa. Na obediência aos que tem autoridade para formar e pastorear, os membros da Comunidade encontram a porta para a humildade, o desapego e a pobreza em todos os seus aspectos.

Para saber mais sobre a vida e a espiritualidade de Santa Teresa D’Ávila, confira aqui entrevista com Frei Maximiliano Herráiz, conselheiro geral do Carmelo para a América Latina e autor de vários livros sobre os santos místicos.

Leia mais