Hodie ou cras?

É pra ontem!  Respondemos assim, cheios de ansiedade e preocupados com o tempo, quando o assunto no trabalho, faculdade e até mesmo nos relacionamentos, parecem ser de extrema urgência. Precisamos rapidamente achar uma saída, uma solução. E vamos à luta! Diligentes, ágeis e expeditos.

Porém, Santo Expedito, soldado simpatizante das mensagens de Jesus que comemoramos liturgicamente hoje, demorou muito tempo para encontrar uma solução para si. Pensava em um dia, quem sabe, converter-se de verdade ao cristianismo, no entanto, ficava sempre para mais tarde ou depois, a cada dia a conversão era adiada. Em seu coração, a decisão não era pra ontem!

Jovem guerreiro romano, líder competente e famoso, com uma vida rodeada de prazeres, tocado pela graça de Deus, após vencer o vício da procrastinação por meio de um sonho, finalmente converte-se ao cristianismo mudando de vida. O santo sonhou com um corvo muito próximo a ele que grasnava insistentemente em latim a palavra “cras”, que significa amanhã. O maligno em forma de ave, tentava convencer Expedito, mais uma vez, que deixasse para amanhã sua conversão. Como resposta, determinadamente pisoteou o corvo dizendo: “hodie”, que significa hoje, em latim.

Ao levantar a cruz, e dizer “hodie”, começou não somente o processo de conversão, mas também as perseguições, ao recém convertido, levando-o ao martírio por não renunciar à sua fé. Santo Expedito morre decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia.

Invocado e venerado para causas urgentes e soluções rápidas, “pra ontem”, por causa de sua postura diante da investida do demônio, Expedito nos faz refletir a respeito de como anda a nossa própria conversão, onde tantas vezes vamos deixando visivelmente para depois e depois de amanhã, atitudes que verdadeiramente nos levariam ao caminho do encontro pessoal com Jesus.

A nossa conversão é hodie ou cras? Hodie, somente quando estamos necessitando urgentissimamente do auxílio da misericórdia divina, e acabamos por prometer tantas coisas a Deus se a graça for alcançada, senão vamos deixando o Cras tomando conta de nossa alma, corpo e espírito, a tal ponto da procrastinação ganhar espaço, até se tornar um vício em lugar das virtudes, que nos movem a determinação da coragem em sermos um verdadeiro soldado de Cristo, como Expedito.

Roguemos ao Santo durante as preces a ele dirigidas, que de fato, brote em nosso coração esse desejo de mudança em nossas vidas, a opção por Jesus. Que ela seja tão urgente como são as coisas que achamos importantes e “necessárias” do corre corre da vida, não nos deixando impotentes ou paralisados, mediante as exigências do verdadeiro amor.

Que nossa conversão não seja para amanhã, nem para “Hodie”, mas para ontem! Já!

Santo Expedito, rogai por nós!

Angela Barroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *