Jovens precisam ser cristãos em todos os lugares

DSC00926Não é apenas no grupo de oração ou na Igreja que os jovens são chamados a ser cristãos e santos. É preciso anunciar com coragem em todos os lugares, segundo Diogo Rocha, Missionário da Comunidade Católica Shalom e membro da coordenação da Pastoral Juvenil Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

É preciso, de acordo com o missionário, deixar de ser igreja de “manutenção” e passar a ser uma igreja missionária. “Não podemos ficar apenas dentro dos nossos grupos, paróquias. Precisamos ser cristãos fora desses ambientes; nas praças públicas, nos colégios, nas nossas famílias, no nosso namoro, na nossa vida, nas nossas escolhas”, destacou.

Diogo Rocha explicou que quando encontramos Jesus, nasce um novo missionário. “Viver em missão não é apenas aos que são chamados por Deus a saírem de suas casas para evangelizar. Ser missionário é algo que brota do nosso ser cristão”, disse.
A necessidade é de sermos cristãos de fato. Por isso, de acordo com ele, é preciso desenvolver a capacidade e a grandeza de dialogar e promover a cultura do encontro. “O número de fiéis não cresce por proselitismo ou propaganda barata, mas por atração. As pessoas precisam ser atraídas por aquilo que vivemos e não ser convencidas pelas nossas sábias palavras”, destacou. Para isso, é preciso lançar-se ao encontro das pessoas, fazer todos os esforços possíveis para viver a fé e testemunhar para o mundo a experiência de Cristo.

Missionários

É preciso fazer um esforço de sairmos de nós mesmos para ir ao encontro do outro, inclusive os que estão mais próximos. “Se não conseguirmos ser missionários na nossa família, com nossos amigos, no nosso trabalho, o que mais vamos conseguir?”, questionou.

O missionário lembrou ainda acerca dos frutos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) e das palavras do Papa Francisco. “Quem não se sentiu impelido a levar o nome de Cristo, a ser um campo de fé? Só depende de mim e de você sermos jovens missionários”.

Também não existe missionário apenas por um tempo, um momento. Todos os cristãos são chamados a doar toda a sua vida, ressaltou Rocha. “Precisamos entender que tudo é terreno de missão”, disse.

Um comentário em “Jovens precisam ser cristãos em todos os lugares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>