Laudes (10)Exame de consciência e confiança na misericórdia de Deus foram as propostas apresentadas pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, na Assembleia Geral Ordinária da Comunidade. Ontem, durante pregação, ele exortou os 157 missionários participantes do evento a “mergulhar em um exame de consciência e deixar que a misericórdia de Deus nos constranja”. Segundo ele, a transformação que a Comunidade, a Igreja e o mundo precisam acontece quando a mudança se dá primeiramente em si próprio, quando se assume a verdade e se acolhe a misericórdia divina.

“Um bom medidor para saber se confiamos na misericórdia de Deus, sem desculpas, é vermos como nos apresentamos como penitentes, quando nos confessamos. A confissão é um encontro com a verdade ou ainda camuflo os pecados, expressando que não confio em Deus e tenho medo de não ser abraçado? Para ser em espírito e em verdade, precisa ser de confiança absoluta. E o termômetro é como eu vou para a confissão. Às vezes, vou para confissão querendo que o padre me ache ‘santinho’, inventando um milhão de pecados ou, do contrário, falo genericamente dos meus pecados, sem confiança. Quando me coloco com sinceridade diante de Deus, ele me surpreende”, afirmou, citando o papa Francisco.

Desde ontem, Moysés Azevedo prega retiro para os participantes. Os dias tem sido vividos em  oração e silêncio, o que busca favorecer a reflexão e o diálogo com Deus. A palestra de ontem abordou “as sete mazelas”, segundo o papa, nas quais o homem corre o risco de cair: comodismo, fascínio pelo provisório, corrupção, mundanismo, carreirismo, imobilismo e pelagianismo (teoria que afirma que o homem é totalmente responsável por sua própria salvação e não necessita da graça de Deus). Moysés apresentou ações que exemplificam esses riscos._MG_5188 (1)

“É bom lembrar as palavras de São Francisco: ‘Irmãos, comecemos tudo de novo, porque até agora pouco ou nada fizemos’. Precisamos ter esse sadio desejo. O maior instrumento de reforma, renovação, no interior da Igreja, sempre foi uma vida que se deixa transformar. Não foram somente planos de mudança”, afirmou.

Segundo ele, o alcance dessa meta é viável, como atestam o pontífice e madre Teresa de Calcutá, cujo estilo de vida tem desencadeado várias mudanças no comportamento de muitas pessoas.

“Antes de perguntarmos onde Deus quer que cheguemos, antes de ouvirmos o que Ele quer nos orientar, para onde nos conduzirá, é importante que Deus nos diga o que quer fazer em cada um de nós! Precisamos da coragem evangélica para escutar Deus falar para mim, para que a mudança aconteça dentro de mim. Se isso [renovação] não começar atingindo a nossa vida, se tornará infrutífero. Para o bem nosso e da Comunidade, permitamos que Deus tire a trave do nosso olho. Finalizo com um apelo: confiança na misericórdia de Deus e esperança, porque Ele nos surpreenderá”, completou.

À noite, houve celebração penitencial. Os participantes pediram a Deus o seu espírito e o seu olhar sobre si mesmos e sobre a Comunidade.  Em seguida, clamaram o perdão divino. Os sacerdotes membros da Assembleia atenderam confissões.

A Assembleia Geral Ordinária é o principal órgão de discernimento da Comunidade Shalom no que diz respeito à sua vida e ação, sendo realizada a cada seis anos. Teve início na segunda-feira, 26, com missa celebrada no centro de evangelização Shalom da Paz, em Fortaleza. Na terça-feira, a programação foi livre durante o dia e oracional à noite, devido ao início do retiro pregado por Moysés Azevedo. Amanhã, o evento segue com a avaliação da atuação da Comunidade desde a última Assembleia.

Confira novas informações sobre o evento dentro de instantes no comshalom.org

Emanuele Sales e Franco Galdino

10 thoughts on “Moysés Azevedo na Assembleia Geral: “O maior instrumento de renovação da Igreja é uma vida que se deixa transformar”

1. Confiar no amor de Deus e nos reconhecermos nessecitados, são as prerrogativas para sermos abraçados pela misericórdia de Deus. Essa assembleia geral promete, dai-nos coragem Senhor de atendermos fielmente o seu chamado.

2. E juntos vamos intercedendo e acompanhando os passos dos nossos irmãos reunidos na AG….. Começar a mudança de dentro para fora!! Clamar um autêntico espírito de penitência, reconhecimento de tudo o que em nós precisa mudar primeiro… Reconciliação!

3. Estamos todos unidos em oração e adoração!! Juntos, COMPACTADOS com o olhar fixos no estandarte da Cruz e da Eucaristia.

Shalom para sempre!!

4. Meu Senhor e meu Deus…
    O Senhor sempre nos surpreende…
    Obrigado por não permitir que caiamos nas armadilhas silenciosas do demônio…

Estamos em oração…

Que Nossa Senhora possa continuar a passar a frente

5. Percebo o quanto é salvação para nossa vida está Assembléia que acontece na comunidade. Que o Espírito Santo inspire em nós um concreto Amor Esponsal sob a misericórdia de Deus.

6. Em oração constante com toda comunidade pela assembléia geral por cada membro eleito e por nossos novo conselho que já estar no coração de Deus do qual já acolho com muita alegria shalom a todos.

7. Rezemos e acolhemos .Deus revela a verdade, a àqueles que Nele confia rezemos para seja feita a vontade de Deus a CCSH e abramos os nossos corações para receber essa verdade mesmo que doa, “amor só é amor , quando dói” EU DESEJO SER AMADA POR DEUS