Histórico

capaprimeirocentro

A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.

Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, aos 20 anos, é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Tudo ocorre sem que haja pretensões de se fundar algo, mas no acolhimento da vontade de Deus em oração. Em 1983, começam as primeiras experiências de vida comunitária. Os jovens evangelizados passam a fazer parte de grupos de oração que se formam. Muitos servem mais intensamente, integrando, assim, o primeiro grupo de “engajados”, semente da Comunidade de Aliança. Em 1985, diante do altar do Senhor, Moysés e mais quatro jovens fazem suas promessas como os primeiros membros consagrados da Comunidade de Vida. No ano seguinte, ingressa na Comunidade de Vida a cofundadora Maria Emmir Nogueira, que esteve presente desde o início, ajudando na estruturação daquilo que Deus manifestava como Sua vontade.

Grupos de oração se multiplicam, trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana se intensificam, vocações surgem e bispos pedem casas do Shalom em suas dioceses. Em 1995, sob a forte intervenção da providência divina, os Estatutos da Comunidade começam a ser preparados. Em 17 de fevereiro desse ano, a elaboração é interrompida devido à morte repentina do missionário da Comunidade de Vida Ronaldo Pereira, aos 24 anos, em acidente de trânsito. No ano seguinte, a tarefa é retomada.

Em 1998, o arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, assina o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O Reconhecimento Pontifício é decretado em 2007, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão ligado à Santa Sé, que aprova, ainda, os Estatutos em caráter experimental. Em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período ad experimentum, a Santa Sé confirma o reconhecimento da Comunidade Católica Shalom como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos.

A Comunidade está presente em dioceses em vários países e cresce, cumprindo a missão de evangelizar e formar filhos de Deus.

Fundador
Cofundadora

03

Moysés Louro de Azevedo Filho é fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, desde 2007, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desde 2011.

Nascido em 4 de novembro de 1959, em Fortaleza (Brasil), foi educado em ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1976, teve forte experiência com o amor de Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica.

Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, em nome da juventude da Arquidiocese. Orou pedindo a Deus um presente digno do Santo Padre e decidiu-se por escrever uma carta ofertando sua vida na evangelização dos jovens.

Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, nascia a Comunidade Católica Shalom.

Foi convocado pela Santa Sé para participar, em Roma, dos sínodos sobre a Eucaristia, em 2005, e sobre a Palavra de Deus, em 2008. Participou, em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, como representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente.

É característico de sua pregação o transbordar do amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens, em especial dos jovens. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde exerce o governo geral da Comunidade Shalom, no serviço à Igreja e à humanidade.

 

01

Maria Emmir Oquendo Nogueira é cofundadora e formadora geral da Comunidade Católica Shalom.

Casada e mãe de quatro filhos, nasceu em Fortaleza (Brasil). Residiu no Rio de Janeiro dos cinco aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs lourdinas e ursolinas e, na universidade, aos padres jesuítas. Ao retornar a Fortaleza, formou-se em Letras e especializou-se no ensino de Inglês para estrangeiros, lingüística e fonética, como “extended student” da Universidade de Michigan.

Pertencente a uma família católica, nunca se afastou da fé. No entanto, logo após o casamento, em 1973, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, a convite do esposo, Sérgio Nogueira, que participara do encontro meses antes. Em 1977, ambos fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo e passaram a apoiar os jovens da Arquidiocese de Fortaleza.

A experiência com Deus suscitou também o amor pela oração, pela Palavra e pelos pobres. Aproximou-se do padre jesuíta Felipe Prévost, que se tornou seu diretor espiritual, e do padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da Renovação Carismática conhecido por conta de sua atuação no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Ali, Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.

Em 1978, conheceu Moysés Azevedo no apostolado com os jovens. Tornaram-se grandes amigos, unidos pelo amor ao Senhor que lhes inspiraria, mais tarde, a fundação da Comunidade Católica Shalom, fruto de sonhos partilhados que visavam à evangelização dos jovens e à glória de Deus. Em 1986, ingressou na Comunidade de Vida Shalom, na qual fez promessas definitivas em 2012.

É autora de artigos e livros de espiritualidade, estudos bíblicos e formação humana. Dedica grande parte de seu tempo ao ensino através da mídia e de pregações e conferências no Brasil e em outros países. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde trabalha com a formação geral do Shalom.

Leia mais