Oração, perdão e diálogo permearam o Congresso das Famílias em Brasília

congressofamilia

Nesse final de semana, 12 e 13 de novembro, aconteceu o Congresso das Famílias, realizado pela Comunidade Católica Shalom, no CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias, na 505 norte (Asa Norte).

14980673_1376435759033808_1619521792959740961_n

Daniel Ramos, pregador nos dois dias, é casado e consagrado à comunidade vida. Ele e missionário em Toulon (França), onde é responsável local da missão e também integra o Conselho Geral do Shalom. Daniel tem um carinho especial pelos santos e crê que eles são importantes para sustentar a fé e a vocação por meio de suas doutrinas e exemplos de vida.

Nesses dias de congresso, Daniel abordou que a família é a primeira escola de misericórdia. Fazendo alusão ao Ano Jubilar da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco desde o ano passado, que tem como finalidade gerar a dinâmica do perdão na humanidade, incentiva que as pessoas tenham essa dinâmica por meio do diálogo dentro do seio familiar e que se estenda ao todos os relacionamentos do cotidiano, como trabalho e vida social.

Segundo Daniel, “não existe verdadeiro amor sem capacidade de diálogo”, portanto, é nessa relação entre o amor e diálogo, que as barreiras familiares vão se dissipando, conflitos são resolvidos e formam-se verdadeiros cidadãos e cristãos.

É por meio da oração, de uma profunda intimidade com Deus, que essa dinâmica pode ser construída e inspirada pelo Seu amor, encontrado na passagem bíblica de I Coríntios 13. Um verdadeiro amor incondicional que tudo espera, é capaz de perdoar quantas se for preciso (Mt 18, 21-22), silencia-se quando necessário. Nada mais é do que compreender, mergulhar e acolher a si mesmo e ao outro nas limitações e fraquezas.

“O perdão significa cercar-se com o dom de si mesmo”, diz ainda Daniel. Compreender as limitações do cônjuge e dos filhos é envolver e mergulhar no próprio ser e do outro, portanto, estabelecendo laços indissolúveis.

Assim, o convívio familiar é baseado em Deus como centro da família, amor, diálogo e perdão. Confira abaixo o testemunho do Daniel e uma entrevista em relação à família.

Entrevista – Daniel Ramos

 

 

botao-voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *