Obra Shalom

05

Obra Shalom é o conjunto da ação evangelizadora realizada pela Comunidade e os seus frutos. Membros dos grupos de oração, das comunidades de Vida e de Aliança e cada pessoa que é alcançada por essa ação fazem parte da Obra Shalom.

“O Senhor confiou-nos uma ‘Obra’. Esta é fruto do Seu mandato missionário. É, também, uma resposta do Espírito ao clamor da humanidade que sofre e geme, esperando a manifestação dos filhos de Deus.” (Estatutos)


Em resposta ao chamado da Igreja de anunciar o Evangelho até os confins da terra, a Comunidade contribui para renovar essa atuação com novos métodos e novas expressões.

 

Centro de Evangelização
Caminho da Paz
Plano Evangelizador

Centro de Evangelização Shalom é a estrutura física onde a Comunidade desenvolve grande parte de suas atividades apostólicas como grupo de oração, celebração eucarística, seminário de vida no Espírito Santo e cursos.

É um polo que irradia o Carisma e que tem como finalidade levar as pessoas a uma experiência progressiva com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela cruz. A atuação do Centro deve ultrapassar os muros físicos e inserir-se na “alma da cidade”.

O primeiro centro de evangelização Shalom surgiu em 1982 a partir da fundação de uma lanchonete cuja missão era atrair e evangelizar jovens da capital cearense. Em 1983, mudou-se para um espaço maior e passou a ser conhecido como “Shalom da Paz”, por localizar-se na área pastoral da paróquia Nossa Senhora da Paz. Até hoje, o Shalom da Paz existe em Fortaleza e é o maior centro de evangelização da Obra Shalom.

Ao considerar a atenção e o carinho especiais dedicados aos jovens, por ter nascido entre eles e com eles comprometer-se, a Comunidade privilegia, nos centros de evangelização, atividades e espaços voltados para a juventude, sem esquecer-se dos demais públicos.

Os centros de evangelização localizam-se em cidades onde a Comunidade atua. No entanto, mesmo nos lugares onde eles não existem, o Carisma Shalom se expressa através de estruturas e grupos de Difusão da Obra.

Caminho da Paz é o itinerário formativo dos membros de grupos de oração da Obra Shalom. Por meio da apresentação de conteúdos e da aplicação de recursos específicos, busca conduzi-los, desde a experiência inicial com Jesus, à maturidade da fé, da santidade e do testemunho radical do Evangelho.

NOVOS_SELOS_LOGO

Saiba mais sobre o Caminho da Paz.

A partir da experiência do Espírito Santo, a Comunidade Shalom realiza ações em meio aos jovens, às famílias, às crianças, aos pobres, nos meios de comunicação, na área de artes, trabalho, ciência e cultura. Busca contribuir, dessa forma, com a promoção da Nova Evangelização.

Implanta e administra grupos de oração e centros de evangelização, formação, espiritualidade, educação, artes, comunicação e promoção humana através de obras de misericórdia junto aos que sofrem. Em sua atuação, segue um plano de ação basilar para as suas missões espalhadas no mundo inteiro, o Plano Evangelizador. Nesse planejamento, estabelecem-se três fases: Grão de Trigo, Edificados na Rocha e Alma da Cidade.

Na fase Grão de Trigo, as atividades devem ser desenvolvidas com foco no primeiro anúncio do Evangelho, ou seja, no querigma. Favorecer a experiência das pessoas com o amor de Deus, formar lideranças e trabalhar na implantação de atividades apostólicas basilares como grupos de oração e ministérios são ações a serem desenvolvidas com especial dedicação nessa etapa.

Consolidar tudo o que foi realizado durante a “Grão de Trigo” e melhor organizar as ações de evangelização são os principais objetivos da fase Edificados na Rocha. Busca-se um equilíbrio entre manter vivo o que já existe e avançar, atuando além do Centro de Evangelização e criando eventos para públicos específicos (famílias, jovens, crianças).

Ao passar por essas etapas iniciais, a missão já terá crescido em ações e em quantidade de pessoas, tendo alcançado a “Alma da Cidade”, título e finalidade da última fase. Sem cessar o crescimento, inicia-se um tempo de “transbordamento” do Carisma Shalom. Nessa fase, há ênfase no envio missionário de membros da Comunidade de Aliança e de grupos de oração e na implantação de expressões do Carisma além do Centro de Evangelização.

Ao longo do desenvolvimento do Plano Evangelizador, as missões devem levar em consideração as novidades inspiradas pelo Espírito Santo.

Leia mais