Projetos

Além dos Projetos Juventude, Família e Mundo Novo, a Comunidade Católica Shalom desenvolve o Shalom Kids (público infantil), além de diversos Projetos de Promoção Humana.

Projeto Família
Projeto Juventude
Projeto Mundo Novo

“No seio do ‘povo da vida e pela vida’, resulta decisiva a responsabilidade da família: é uma responsabilidade que brota da própria natureza dela – uma comunidade de vida e de amor, fundada sobre o matrimônio – e da sua missão que é ‘guardar, revelar e comunicar o amor’” (Papa João Paulo II).

O Projeto Família atua desde 1989 na evangelização e formação de casais segundo os valores cristãos autênticos e a orientação segura da Igreja Católica. Fundado em 1989, resulta de uma inspiração de Deus dada ao fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, de que o Carisma deve ser levado a todos.

A Comunidade Católica Shalom surgiu em 1982, com o objetivo de anunciar o amor de Deus para os jovens através de uma lanchonete e de uma livraria. Em pouco tempo, começaram a vir com os jovens as suas famílias.

Só haverá um mundo novo se houver famílias novas, santas, testemunhas vivas para a evangelização de outras famílias.

São evidentes os sinais de degradação de alguns valores fundamentais na família: errada concepção teórica e prática da independência dos cônjuges entre si; graves ambiguidades acerca da relação de autoridade entre pais e filhos; dificuldades concretas que a família muitas vezes experimenta na transmissão dos valores; divórcio; aborto; esterilização; instauração de uma mentalidade contraceptiva, além de outros aspectos que ameaçam e desvalorizam a família no mundo de hoje.

Dessa forma, o Projeto Família, ao lado de outros importantes movimentos e pastorais da Igreja e de outras comunidades novas que se dedicam ao matrimônio e à família, pretende dar sua colaboração à humanidade.

Principais Atividades:

  • Seminários de Vida no Espírito Santo para Casais

  • Congresso das Famílias Shalom

  • Acampamento das Famílias

  • Cursos de espiritualidade, formação humana e doutrinal

  • Reuniões semanais de grupos de oração

  • Momentos de confraternização e lazer para as famílias

  • Evangelização de casa em casa

  • Aconselhamento para casais

  • Celebração da Santa Eucaristia

  • Peregrinações

 

Endereço

Em Fortaleza/CE:
Rua Dr. José Lourenço, 1451 – Aldeota – CEP 60115-281
(próximo ao cruzamento da Av. Barão de Studart com Av. Santos Dumont)
Fone: (85) 3224-0843
Fanpage: facebook.com/pfamilia.shalom

juventude shalom3O Projeto Juventude para Jesus é uma organização pastoral da Comunidade Shalom orientada pela Assessoria Jovem. Sua missão é evangelizar os jovens com ousadia e criatividade, à luz do Carisma Shalom, através da realização de eventos formativos e querigmáticos, grupos de oração e lazeres. Os jovens assumem, assim, o protagonismo da Nova Evangelização, tendo como modelo e intercessora Santa Teresinha do Menino Jesus.

O Projeto foi lançado oficialmente em Fortaleza, em 17 de maio de 1989, sete anos depois do marco de fundação da Comunidade Católica Shalom: a inauguração de uma lanchonete cuja missão era evangelizar os jovens que estavam distantes de Deus, na Arquidiocese da capital cearense.

Nos primeiros anos de atuação, o Projeto contou com o empenho missionário de Ronaldo Pereira, membro da Comunidade de Vida Shalom apaixonado por São Paulo e Santa Teresinha, morto aos 24 anos em acidente de trânsito. “Meu maior desejo é dar a vida pelos jovens!”, disse Ronaldo pouco antes de morrer em missão, também em um dia 17 (17/02/1995), voltando de uma visita ao Shalom na cidade de Natal.

Leia aqui a história do Projeto Juventude, por Ronaldo Pereira

Missão

Evangelizar os *Construtores da sociedade introduzindo-os no caminho de formação e engajamento tornando-os discípulos e ministros da Paz para a construção de um mundo novo à Luz do Carisma Shalom.

Visão

Ser uma referência da Comunidade Católica Shalom para a Igreja Católica e para a sociedade em geral, na evangelização dos *Construtores da Sociedade. Possuindo vários Centros de Evangelização específicos na evangelização de profissionais liberais, empresários, políticos, universitários inseridos no mercado de trabalho, etc.

Público Alvo

O Projeto Mundo Novo (PMN)  tem como atividade principal Evangelizar segundo o carisma Shalom, as pessoas com potencial de ser referência na sociedade. Priorizando os formadores de opinião, lideranças e todas as pessoas que podem contribuir para a construção de uma nova mentalidade baseada no Evangelho e no carisma Shalom, sem se descuidar das pessoas que também poderão ser líderes e estão esquecidas, e que possuem um potencial a ser oferecido para a obra de Deus

*Construtores da Sociedade: aqueles que se dedicam a uma atividade econômica, ou aqueles que mesmo não exercendo desejam compreender e atuar como “educadores”. Em uma conjuntura ampla podemos definir como construtores da sociedade aquelas pessoas que possuem certa influência sobre um indivíduo ou um grupo de indivíduos, ditando regras, modas, leis, mentalidades e filosofias.

PMN Fortaleza: Endereço: R. Catão Mamede, 180 – Aldeota/ Telefone:(85) 8616-7209

Saiba mais: Histórico

Leia mais