Quaresma: Tempo favorável para repor os nutrientes espirituais

Em sua mensagem para a Quaresma de 2017, o Papa Francisco disse que “a Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, a que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”. A Quaresma é, portanto, o tempo favorável para tratar a nossa “anemia espiritual”, repondo os nutrientes essenciais para a nossa vida espiritual.

A anemia é resultante de um baixo nível de hemoglobina no sangue, devido a carência de um ou mais nutrientes essenciais. A hemoglobina é o componente sanguíneo responsável pelo transporte de oxigênio, juntamente com o ferro, que é um nutriente essencial para a vida. A anemia por deficiência de ferro é a mais comum e a causa está relacionada com o consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro, devido à indisciplina alimentar. Os principais sintomas são: cansaço, palidez, dificuldade de concentração e indisposição. O tratamento é a reposição de ferro através de alimentos ou medicamentos.

A “anemia espiritual”, por sua vez, é a falta de vida espiritual bem nutrida, devido à indisciplina na vida de oração. Os principais sintomas são: infidelidade e indiferença a Deus, falta de louvor, dificuldade de concentração e indisposição para a vida de oração. O sacramento da confissão é o diagnóstico e a cura para os males espirituais. O tratamento requer decisão por Deus e dedicação à vida de intimidade com Ele, pois “todo o restante da nossa vida depende de nossa fidelidade a este estar e viver com Deus. Sem a vivência e a fidelidade de cada dia, não podemos construir a relação íntima de amizade com o Senhor” ¹, ensinam os Estatutos da Comunidade Católica Shalom, apoiados no Magistério da Igreja.

.: Participe do Retiro de Semana Santa que a Comunidade Católica Shalom de Curitiba realizará de 14 a 16 de abril, na Rua José Rietmeyer, 366, Guabirotuba. Clique aqui e saiba mais.

O tratamento de qualquer doença exige seguimento das orientações médicas. Nesse caso, é preciso seguir as orientações do Médico dos médicos, o próprio Jesus Cristo: “A Palavra de Deus é alimento e direcionamento para as nossas vidas” ². A Eucaristia é o alimento essencial para repor os nutrientes espirituais, pois “pela Eucaristia e pela Adoração somos transformados em Cristo”³. É muito importante também nutrir a vida de louvor, porque “o louvor faz parte da essência da nossa intimidade com Deus”4. E a penitência é um meio de cooperar com a Graça, ou seja, ela auxilia e potencializa a ação dos alimentos espirituais.

Para viver bem esse tempo favorável que é a Quaresma e tratar a nossa Anemia Espiritual, nós podemos contar com a ajuda da melhor enfermeira, que é a Virgem Maria. Ela nos ajudará para que sejamos fiéis até o fim. Por fim, diante de qualquer enfermidade corporal e espiritual, diga sempre: “Ainda enfermo, sou guerreiro!” (Jl 4:10b).

 

Referências:

1 – Estatutos da Comunidade Católica Shalom  (ECCSh), parágrafos 32.37.

2 – ECCSh, 36

3 – ECCSh, 38

4 – ECCSh, 43

 

Angélica Moura de Oliveira

Missionária da Comunidade Católica Shalom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *