São Francisco é um exemplo de amor e serviço a Deus

Serviço e amor são características marcantes de São Francisco de Assis. A Igreja Católica comemora nesta terça, 04 de outubro, a memoria do Santo que renunciou a sua riqueza para seguir a Santa Vontade de Deus.

sao_francisco

Nasceu em 1182 na cidade de Assis, Itália. Na sua juventude era uma pessoa vaidosa e orgulhosa, além de ser dono de muitas posses. Francisco foi à guerra como cavaleiro, mas ficou doente. Em sua doença, ouviu uma Voz no qual dizia “Servir ao amor e ao servo”. A partir daquele momento, começou a sua decisão por Deus.

São Francisco é exemplo de amor incondicional ao próximo. Uma vez, ao se deparar com um leproso, venceu sua repulsa natural por meio do Espírito Santo e beijou-lhe. Desde esse dia, passou a servir e dedicar-se aos doentes nos hospitais, voltou seu olhar aos pobres com suas roupas e dinheiro.

Tempos depois, recebeu uma ordem de Jesus Cristo: “Vai e restaura a minha igreja, que está em ruinas”, na igrejinha de São Damião. Vendeu tudo que tinha, renunciou a herança do pai. No princípio da sua conversão, peregrinou a Roma e viveu na solidão se tornando um eremita.  E aos poucos, foi reestruturando a igreja com o seu modelo de vida, fé e obediência ao Senhor.

A santidade de São Francisco de Assis e suas pregações alcançaram muitos discípulos, principalmente da jovem Clara de Assis, que era nascida em família nobre. Ele se tornou um pai espiritual para ela e os outros discípulos. Assim nasceu a Ordem Segunda dos Franciscanos e das Clarissas, que até hoje tem muitos seguidores pelo mundo.

O Tríduo de São Francisco de Assis e Santa Teresa D’Ávila celebra os baluartes da Comunidade Católica Shalom. Baluartes são presentes do amor de Deus para nos fortalecer e serem base para a nossa caminhada em comunidade. São santos que trazem consigo o carisma e nos inspiram a vivê-lo em nossa missão como Comunidade Shalom. São Francisco e Santa Tereza são modelos de um puro e intenso amor por Deus, e um sair de nós mesmos em prol do próximo. Caminho que nos leva a uma vida de oração e intimidade com o Senhor em sua plenitude.

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro acontece o Tríduo aos Baluartes da Comunidade Católica Shalom, São Francisco de Assis e Santa Tereza D’Ávila, na Paróquia Bom Jesus que se situa na L2 Sul (quadra 601, Módulo 3/4), a partir das 19h30.

Programação

05/09 – Santa Tereza
06/09 – São Francisco
07/09 – Apresentação teatral e Celebração

Serão momentos de oração, contemplação por meio da vida desses santos que são exemplos de obediência, amor e intimidade com o Pai.

São Francisco e Santa Tereza, rogai por nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *