Significado do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Uma pintura sobre uma placa de madeira de lei, no tamanho de 54 x 41,5cm, está o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma da mais expressivas invocações a Maria, Mãe de Deus. Neste dia 27 de junho, celebramos sua festa e por ser o ícone da tradição bizantina muito venerado, o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  tem em seus detalhes muitas mensagens em meio as cores,  legendas e simbolos.

Hoje o ícone original de Nossa Senhora se encontra na Igreja de Santo Afonso, conhecida também como Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro de Roma. Roubado do final do século XV, da ilha de Creta, o quadro retornou a  ser exposto, após anos de esquecimento, em 26 de abril de 1866, depois de um processo de restauração, com um mandado do Papa Pio IX aos padres redentoristas: “Fazei-a conhecida no mundo inteiro! ”.

A Palavra “ícone” vem do termo grego “eikon” que significa genericamente imagem. Ícone é o nome dado a uma pintura que, não é apenas um quadro ou uma obra de arte, os significados são sagrados e leva seu observador à momentos de piedade, contemplação e oração.

Acompanhe a riqueza dos detalhes do ícone:

Ícones da Comunidade Shalom

“Aquele que contempla um ícone permite brotar de seu interior o desejo de ver a face de Deus e de ser transfigurado por Ele”, diz Guadalupe Cabral missionária da Comunidade de Vida Shalom, que trabalha na Assessoria Litúrgico Sacramental, onde são escritos os ícones da Comunidade, na Diaconia Geral em Aquiraz- Ce.

Ela e outros missionários da Comunidade, aprenderam as técnicas minuciosas e oracional de escrever ícones, em resposta a espiritualidade da vocação e aos estatutos da Comunidade Shalom que diz: “Utilizem-se os ícones como parte da riqueza espiritual da Comunidade e, em tudo, se favoreça o seu conhecimento, veneração e difusão. ” (ECCSh art.46)

Os ícones escritos pela Comunidade Shalom, também podem chegar nos nossos lares, onde a família se reúne para rezar diante do quadro. “Tivemos a alegria de, por ocasião do Reconhecimento Pontifício em 2012, em Roma, presentearmos o Santo Padre Bento XVI, com um ícone feito por nós da Comunidade Shalom, retratando Cristo, Maria e São Pedro (Mistério petrino e mariano da Igreja). Este acontecimento foi uma benção e uma graça para a Comunidade e para a nossa missão”.

Para conhecer melhor ou adquirir icones escritos pela Comunidade Shalom, acompanhe nosso instagram @atelieshalom ou entre em contato pelo email liturgia@comshalom.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *