Do sonho de ser pai ao caminho do seminário

raphaelNo ano de 2008, quando eu estava terminando a faculdade de jornalismo, trabalhando e com uma independência financeira estabilizada, comecei a me questionar acerca da minha realização na Vontade de Deus. Foi aí que em uma conversa com um amigo na universidade, que sempre admirava as minhas propostas ousadas sobre a experiência com Deus, fui surpreendido com a indagação sobre o chamado ao sacerdócio. Assumo que aquilo me deixou meio espantando e até percebi que tive certa resistência. Afinal, pouco se ouve falar que os jovens desse tempo escolhem, como antigamente, o caminho do sacerdócio como um meio para ser feliz.

Durante alguns meses, porém, aquela pergunta ficou roubando meus tempos livres e passei a me imaginar celebrando missas para os jovens, pregando, fazendo homilias revolucionárias, sendo um sinal de reconciliação para ateus e oferecendo a Eucaristia em países distantes onde a Igreja é perseguida. De repente, entendi que aquilo ganhava espaço dentro de mim. Mas e o meu sonho de ser pai? Foi ai que já trilhando um caminho vocacional dentro do Carisma Shalom para a Comunidade de Vida, houve um “casamento” perfeito entre Vocação e Forma de Vida ao Sacerdócio.

Na verdade, desde pequeno, sempre quis ser pai e constituir uma família, nunca havia pensando em ser padre. Mas, em meio aos meus sonhos, sempre imaginei que quando Jesus se fixa num homem para chamá-lo a fim de segui-lo no caminho sacerdotal, Ele lhe faz ouvir sua voz através de uma serie de sinais e convites, de uma maneira amorosa e silenciosa. Como a voz que atinge o íntimo da consciência e do coração. Por vezes, foram palavras dirigidas, perguntas simples ou ainda alguma leitura ou um bom testemunho que revelaram como Deus insinuava seu chamado por mim. E como todo chamado exige uma resposta de amor por parte do escolhido, Deus sugere, cria uma inquietação, prepara o nosso coração, vai suavemente ao mais profundo da consciência, mas quer que a alma responda. Foi ai que no ano de 2012, já consagrado a Deus no Carisma Shalom como Comunidade de Vida, decidi trilhar um caminho de oração para uma resposta generosa ao Senhor que me convidava a essa missão.

Contei com a intercessão de João Paulo II, a quem confiei todo o meu caminho de discernimento e, no ano de 2012, tive a graça de visitar seu túmulo na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi um dia de muitas graças. Hoje, sou seminarista da Comunidade Católica Shalom como Comunidade de Vida e testemunho a alegria de fazer e cumprir a Vontade de Deus. Vou para o meu primeiro ano de filosofia. Assumo que fico até temeroso com o que vou encontrar pela frente, mas sei que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8, 28). Louvo ao Senhor por todos aqueles, como você*, que acreditam e investem nesse chamado para os jovens dentro da Igreja.

Raphael Ferreira Moura

*A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.

5 comentários em “Do sonho de ser pai ao caminho do seminário

  1. Esse eu sou fã viu! Obrigada Rapha pela sua oferta de vida, ela me alcança! Sua vida no sacerdócio será fecunda! Conte com as minhas orações! Shalom, amo vc!!

  2. Lindão!!! AMUUUU!! Como é bom fazer parte dessa linda história e testemunhar, pessoalmente, a bela obra de Deus na sua vida! Mais que isso, como é bom ser fruto dessa obra! Obrigada pelo seu sim!!

  3. Sou sua fã tb Phael e vc sabe disso né? :) Louvo a Deus pelo seu sim, pela sua coragem, sua decisão por Deus. Louvo a Deus por vc se deixar sempre ser conduzido pelo Espírito Santo. Obrigada pelo seu sim que é fecundo na minha vida, que é resposta para tantas vocações, inclusive a minha. Deus te abençoe e te faça um padre santo!

  4. Rapha!
    Seu testemunho é maravilhoso! sempre estás em nossas orações!
    Obrigado por ter feito parte da Obra de Votorantim, mesmo que por um tempo curto, mas foi muito válido a sua oferta de vida pra nós!
    Temos um carinho muito especial por você!!

    Receba um forte abraço Meu, da Leticia e da Clarinha!

    Nos vemos em Fevereiro….. Shalom!

  5. Raphael Louvado seja Deus pelo seu chamado….meu querido lembro de vc aki do meu bairro…estudamos no mesmo colégio José de Alencar, é incrível e contagiante essa experiência com o Cristo Ressuscitado q não nos deixa mais os mesmos….transforma todos nós por completos e sonha novos sonhos….tbm estou nessa descoberta de uma vida junto a Cristo, seguindo a igreja una e santa, católica! tbm estou tentando descobrir minha vocação numa comunidade católica e confesso….os testemunhoShalom que tenho lido são EDIFICANTES. Obrigada a todos q fazem esta vocação!!! Boa Noite….ah….vc Raphael estará em minhas orações!!!Té mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>