Dom Odilo Scherer celebra aniversário do Shalom em Almada, Portugal

No dia 09 de julho, a Comunidade Católica Shalom celebrou seus 35 anos de fundação. Em Almada, Portugal, a comemoração teve início no dia 08 de julho com a visita do Cardeal Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo. Dom Odilo passou o dia com os missionários da Comunidade e fizeram uma visita guiada ao Seminário de Almada e ao Santuário de Cristo Rei. Ao final do dia, o cardeal presidiu a celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário da Comunidade. Dando seguimento as comemorações, o Cardeal e também o Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas, o Padre Marco Luís e alguns convidados e membros da Comunidade, estiveram presentes na casa dos missionários para um jantar festivo.

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade Católica Shalom surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Em seu início, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza, Brasil, vários jovens vindos da Renovação Carismática Católica transformaram um café em um meio de atração dos jovens a Deus. Hoje é a maior nova comunidade do Brasil com mais de 10 mil missionários entre Comunidade de Vida e Aliança e tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões espalhadas por todas as regiões do Brasil e em vários países do mundo como: França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagáscar, Moçambique, Cabo Verde, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Inglaterra, Estados Unidos da América, Paraguai, Bolívia, Equador, Tunísia, Peru, Portugal, Espanha, Holanda, Polônia e Alemanha, em cada lugar promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, se dedicando a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã. Sempre a pedido de bispos locais.

Uma das falas mais marcantes acerca do carisma da Comunidade, foi a do Papa emérito Bento XVI, ao dizer, na entrega do Reconhecimento Pontifício, à Comunidade Shalom: “Sede sempre Igreja Missionária!”. A frase fez recordar fala do Cardeal Aloísio Lorscheider na inauguração do 1° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, que disse:” Nunca percam o fervor!”. Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e aprovação definitiva dos seus Estatutos, pelas mãos do Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho Vaticano para os Leigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *