Formação

3 virtudes de Santa Cecília para os músicos

Que Santa Cecília nos mostre e nos conceda a graça de suas virtudes musicais e espirituais para que nosso louvor seja agradável a Deus.

De família romana pagã, rica e influente, Santa Cecília adorava estudar música desde a infância, além de ser muito religiosa, fazendo voto secreto de virgindade. Porém, foi obrigada por seus pais a casar com Valeriano, que respeitou o desejo de Cecília em se manter cristã e casta.

O marido, no entanto, pediu um sinal de que realmente o voto dela era sério. Um dia, chegando em casa, viu Cecília rezando e um anjo ao seu lado. Tal cena o levou ao cristianismo e junto com ele seu irmão Tibúrcio.

Padroeira dos músicos

Com a denúncia de que Cecília era cristã, as autoridades romanas mandaram prender seu marido, ela e o cunhado. Julgados, não renegaram a fé. Cecília foi levada para uma câmara com ar quente para ser asfixiada. Lá, começou a cantar músicas de louvor a Deus e por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos e cantores sagrados. Finalmente, após várias tentativas de executá-los sem sucesso, os três foram decapitados.

Aspectos de sua santidade

Em poucas linhas sobre a vida de Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, pela liturgia da Igreja é possível destacar vários aspectos de sua santidade que servem de modelo para todos que desejam e buscam serem santos. Simplicidade, perseverança na fé cristã mediante tantas perseguições, mansidão na relação com o esposo ao revelar seus votos secretos, a convicção da castidade e fidelidade a Deus, autodomínio ao sofrer o martírio.

1 – Música com a vida espiritual

Porém, gostaria de destacar aos músicos, cantores e profissionais, pois hoje comemoramos também o dia do músico, três virtudes especiais da santa em relação a música para sua vida. A primeira de todas se refere à vida de oração de Cecília. Os relatos nos contam que ela usava sua voz para louvar e se aproximar de Deus pelo canto, tal era sua relação de amizade que chegava a ouvir músicas vindas do céu, havia um diálogo de amor que a fortalecia na fé. Qual a intimidade da música em sua vida espiritual? Como me relaciono com Deus?

2 – Humildade

Uma outra virtude é a humildade em relação a música. Ela cantava e tocava de corpo e alma, um canto que agradava a Deus, não para ser aplaudida, aparecer ou se destacar. Um cantor cristão busca com sua voz, dom de Deus, alcançar com sua espiritualidade, por meio da oração, primeiro os ouvidos, depois os corações dos fiéis e assim evangelizar por meio da música. De que maneira estou cantando ou tocando em meu grupo de oração ou ministério de música?

3 – Testemunho

Por fim, a terceira dica, é o testemunho de Santa Cecilia dentro e fora da Igreja. Como uma cristã verdadeira, foi um exemplo para os pais, por sua obediência, um exemplo para o marido que a respeitou e um testemunho também para o cunhado que se converteu e algozes que ouviam seu canto de amor na hora do martírio. Uma verdadeira oferta de louvor a Cristo. Estou sendo um testemunho de uma vida coerente?

Que Santa Cecília nos mostre e nos conceda a graça de suas virtudes musicais e espirituais para que nosso louvor seja agradável a Deus.

Santa Cecília, rogai por nós!

Fique ligado!

Assine o Cantai SH e concorra a uma viagem com MSH


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *