Formação

4 passos para perseverar na Palavra de Deus

No intuito de acolher bem a Palavra de Deus na via ascendente, apresentamos quatro pontos que nos ajudarão a perseverar no caminho da Palavra.

No segundo dia do Tríduo da Palavra, o tema abordado foi “Acolher a Palavra na vida”. O pregador Paulo, consagrado da Comunidade de Aliança, explicou que no exercício do Caminho da Paz, muitas pessoas encontraram o caminho da própria vida. O Caminho da Paz é um caminho seguro e faz com que os grupos de oração tenham um itinerário.

Através da Palavra de Deus, é possível conhecer o chamado para a nossa vocação, renovar nossa experiência e transbordar a Palavra para as pessoas ao nosso redor. A experiência com a Palavra nos transforma e nos capacita no papel de responder a Deus e ao chamado dos nossos propósitos. O direcionamento é acolher para responder. Não é para acolher para mim, mas para encarnar na minha vida e transbordar com todos ao meu redor.

Segundo Paulo, no caminho espiritual, temos duas vias: a via descendente, mística, onde Deus que é o primeiro, nos chama a vida e nos dá a vocação; e a via ascendente, ascética, onde há uma luta interior contra a vontade de Deus. A via da ascese, não é uma via fácil, porque lutamos contra nós mesmos, e a um passo de pecar. Contudo, Deus nos dá um novo direcionamento.

Passos para perseverar na Palavra de Deus

No intuito de acolher bem a Palavra de Deus na via ascendente, Paulo apresentou quatro pontos que nos ajudarão a perseverar no caminho da Palavra.

1 – Seriedade na resposta a Deus

“Acolher a Palavra na minha vida envolve uma decisão séria. Deus fala e isso envolve uma resposta de minha parte que nem sempre é fácil. Nem sempre conseguimos responder e nos omitimos. A Palavra tem que ser devidamente vivida, levada a sério. Deus leva a sério o que diz para nós e muitas vezes pensamos que não. A resposta oscilante, precisa ser mudada e ser dada com seriedade. Rezemos e supliquemos a Deus a consistência e seriedade naquilo que Ele nos apresenta, respondendo adequadamente, não conforme minhas experiências pessoais”.

2 – Docilidade à condução de Deus

“Não sejamos rebeldes aos pedidos de Deus. Devemos ter docilidade na certeza que a condição que nos é oferecida é a melhor. Precisamos aderir com profundidade. Não podemos deixar que outras realidades suprimam nossa intimidade com a Palavra de Deus. Não é a via mais fácil. É uma via ascética que envolve a decisão. O Senhor é muito bom para com todos. Peçamos a Deus a docilidade de segui-lo”.

3 – Confiança em acolher a Palavra

“Devemos reconhecer que em nós nada tem de bom, mas o Senhor fala a nós porque nos ama. Mesmo não tendo mérito, somos os prediletos pela Tua misericórdia. Deus deseja falar ao nosso coração. A Palavra é uma prova de amor. Ele se importa comigo, com minhas dores, com minha cruz, porque Ele me quer de pé. Um remédio para ir além. Confiemos Naquele que nos fala”.

4 – Despertar a vocação

“A Palavra de Deus é aquela que desperta a vocação de quem lê porque a Palavra no dia a dia não só abre a jornada, mas tem a precedência. A Palavra de hoje dá sentido e ordem ao que farei em meu dia. A Palavra nos dá direção e dita o ritmo do nosso dia. É não estar confuso, fragmentado, mas unido ao que é essencial. As batalhas diárias nos deixam desorientados e nos tornam egoístas, dando passos voltados para o eu. Muitas vezes desanimamos, anestesiados porque a Palavra não é o centro. Acabamos não disponibilizando espaço para Deus e para o outro. É preciso despertar para Deus, para mim mesmo e perceber quem eu sou, e com relação ao outro. É necessário sair do centro e dar espaço para que a Palavra de Deus ocupe o centro”.

Promoções do mês da Bíblia na Livraria Shalom

Leia também

Especial Caminho da Paz

Por Jéssica Costa e Bruna Fernandes

Curso Online sobre Sagradas Escrituras

O Conhecimento da Palavra de Deus é essencial para cultivar e crescer na amizade com Deus. A Comunidade Católica Shalom tem uma experiência de décadas com ensino das Sagradas Escrituras, sobretudo com estudo oracional da Palavra de Deus.

Para ajudá-lo a conhecer e aprofundar o estudo da Palavra de Deus, o Instituto Parresia lançará, no dia 30 de setembro, o Curso Online sobre Sagradas Escrituras. Desenvolvido por um time de altíssima qualidade, o curso contempla: Videoaulas, material para leituras complementar, atividades de fixação, fóruns de discussão e webinários.

Mais informações
Siga o perfil @institutoparresia no Instagram
Converse pelo Whatsapp 85 8610-5127 Salve na agenda!
Mande um e-mail: institutoparresia@comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *