A promoção humana é via de evangelização
Notícias

54 missões da Comunidade Shalom desenvolvem ações de promoção humana

A Comunidade Shalom, dentro da sua missão de anunciar a Jesus com criatividade e parresia, desenvolve ações de evangelização junto aos pobres por meio de ações sociais e projetos específicos que visam a construção de uma Cultura de Paz.

A Comunidade Católica Shalom, dentro da sua missão de gerar e formar um povo de discípulos e missionários de Cristo, é chamada a evangelização de forma criativa a todos os povos aos quais o Senhor enviar. Neste caminho, encontram-se os pobres, os quais nas palavras do Papa Francisco, são o “passaporte para o paraíso”.

Diante disso, em muitas missões, onde a Comunidade Shalom está presente, desenvolvem-se trabalhos específicos de evangelização com esse público a fim de viver o espírito de evangelização e caridade ao qual somos chamados. Essas ações são organizadas pelo Ministério de Promoção Humana, que têm como objetivo animar e conduzir a Obra Shalom a tocar e a servir Cristo nos pobres.

Atualmente cerca de 54 missões da Comunidade Shalom desenvolvem ações sistemáticas de Promoção Humana. A maioria delas atuam na evangelização em lugares carentes, hospitais e centros socioeducativos. Além disso, a Comunidade dispõe de projetos em 9 cidades: Itapipoca, Fortaleza, Natal, Senhor do Bonfim, Sobral, Aracaju, São Luiz, Rio de Janeiro e Juazeiro do Norte.

Os Projetos de Promoção Humana atuam com públicos distintos e são eles: as crianças em situação de vulnerabilidade social (Projeto José do Egito), pessoas em situação de Rua (Projeto Jesus Meu Abrigo) e dependentes químicos (Projeto Volta Israel).

A atuação da Promoção Humana também se estende para o Programa de Voluntariado Shalom, que atualmente trabalha em duas frentes: As expedições, que são realizadas durante determinado período em locais onde a Comunidade Shalom já realiza um trabalho evangelizador; e também dentro das Casas de Promoção Humana, auxiliando e fomentando a mentalidade do voluntariado dentro dos Projetos.

Atualmente os destinos regulares das expedições são Madagascar, Chaves e Cabo Verde. Conheça um pouco mais do Programa de Voluntariado Shalom no documentário a seguir.

Nesta quarta semana da quaresma, a Comunidade Shalom é chamada a viver um intenso despojamento para a vivência autêntica da caridade e da pobreza evangélica.  Além disso, conhecer e tornar-se amigos dos pobres. Neste espírito, motiva-se a fidelidade a Comunhão de Bens como forma de continuar as obras de evangelização e sobretudo as de promoção da dignidade do homem.

Leia também

Quem ajuda uma obra de evangelização tem méritos de evangelizador

Ajude-nos a evangelizar

BANCO DO BRASIL

AG. 1292-0
CC. 20.400-5
Quero Partilhar

CAIXA ECONÔMICA

AG. 668 OP. 003
CC. 2046-7
Quero Partilhar

BRADESCO

AG. 0769
CC. 4880-1
Quero Partilhar

ITAÚ

AG. 8789
CC. 24864-1
Quero Partilhar

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *