Unsplash
Notícias

6 maneiras de ser um ótimo tio ou tia

Você pode e deve ter um papel importante na criação da criança e no apoio ao desenvolvimento dos seus irmãos como pais.

De repente seu irmão ou irmã – aquele que você costumava importunar e fazer piadas – tem um filho. Parece que aquela pessoa que você acompanhou a vida toda, desde as birras de criança até as novidades da juventude, agora é um adulto com a responsabilidade de criar alguém. Nisso tudo, você ganha um novo título: tio ou tia.

E o novo cargo exige muito mais do que apenas ser uma pessoa engraçada e que tira fotos a todo momento para se exibir aos amigos. Você pode e deve ter um papel importante na criação da criança e no apoio ao desenvolvimento dos seus irmãos como pais. Lindsay Tigar, do site Parents, conversou com tios e tias dos Estados Unidos, e selecionou as melhores dicas sobre essa nobre função.

1 – Não seja sério demais

Deixe essa função para os pais, se necessário. Tente ser sempre você mesmo com os seus sobrinhos, para que eles possam fazer a distinção de papéis. Emily Malloy, da Carolina do Norte, descobriu, por exemplo, que ela é muito mais autoridade quando é boba, divertida e criativa, características suas que se sobressaem em qualquer lugar.

“Quando encontro minhas sobrinhas sou eu mesma. Fazemos várias atividades, dançamos e cuidamos da beleza”, conta. Quando estiver com seus sobrinhos gaste energia! Chegando em casa eles com certeza irão direto para a cama e seu irmão ficará muito feliz, acredite.

2 – Se você já teve filhos, não faça de seu irmão um depósito

Depósito é lugar de deixar tudo aquilo que você não precisa mais, certo? E algo que acontece com bastante frequência, e nesse caso nas famílias em que um dos irmãos já tem filhos, é fazer daquele que agora será pai uma caixa de depósito de roupas usadas de bebê.

Catherine Baker, também da Carolina do Norte, lembra que sua cunhada abarrotou o armário de seu bebê com roupas da filha. “Minha cunhada achava que era útil me dar todas as roupas de segunda mão que tinha em casa”, disse. “Algumas ajudaram, claro. Mas começaram a nos esmagar com o tempo”, conta ela ao lembrar da quantidade de coisas que vinha.

Talvez se você, que já tem experiência com crianças, se oferecer para lavar ou passar as roupinhas do seu sobrinho, vai ganhar muito mais pontos como melhor tio.

3 – Limpe a casa para seu irmão

Noites mal dormidas, mudança hormonal, rotina de amamentação da sua irmã ou cunhada. Você acha mesmo que no meio de tanta coisa acontecendo seu irmão vai precisar que você dê um ursinho de pelúcia para seu sobrinho?

Kate McGuffin, de Nova York, explicou à Lindsay que a maior ajuda que seus irmãos deram foi cuidar de sua casa. “Cozinhar as refeições, ajudar na limpeza e oferecer-se para cuidar das crianças, enquanto mamãe e papai têm uma noite de namoro, foram muito apreciadas”, disse.

4 – Orgulhe-se do título de tio ou tia

Faz com que você se sinta mais velho? Faz. Mas pense que agora você pode ser o tio mais legal que seus sobrinhos vão ter e que sua fama pode ultrapassar as barreias familiares. Agora você tem o poder de fazer todas as coisas mais ridículas que seus irmãos, como pais, jamais farão.

Lauren Peña, de Oklahoma, percebeu rapidamente que seu filho ter uma tia incrível era ótimo para ela e o marido. “Estávamos ensinando nosso filho a andar de bicicleta sem rodinhas, tentamos tudo o que podíamos, mas não dava”, lembrou. Mas quando sua irmã chegou e levou o menino para fora, como que num passe de mágica ele saiu pedalando por aí. “Ela levou ele para fora e até hoje não sei o que fez, mas quando voltaram ele estava pedalando sua bicicleta sem apoio”, contou animada.

5 – Não abuse dos presentes

Talvez querendo agradar seu sobrinho você queira dar presentes. Há quem expresse melhor seu amor dessa maneira e não há problema algum, a não ser pelo excesso. Pense antes no trabalho que você está dando ao seu irmão. Às vezes, você compra algo muito divertido e caro, e seu irmão jamais vai poder comprar para ele algo com valor parecido.

Ou talvez você não compreenda bem o desenvolvimento da criança e compre um brinquedo além de sua idade. “Aí ele chega em casa e precisa de ajuda considerável para brincar com o presente e nem sempre os pais têm tempo. Ou precisam se desdobrar para manter o nível das novidades que o tio manda para casa”, comentou Lauren.

6 – Seja presente, mesmo quando estiver longe

Nem todo tio mora perto dos seus sobrinhos. Mas como contou Jamie Grane, da Filadélfia, os melhores tios se esforçam em estar presentes. Com tanta tecnologia à disposição, não é difícil manter contato diário com quem se ama. “Minha irmã conversa por vídeo com minha filha Olivia quase todos os dias, mesmo estando em outro estado”.

E essa proximidade da irmã com a filha ajudou até no relacionamento entre Jamie e ela. “Ela pensa na Olivia constantemente e me sinto amada por esse cuidado dela com minha filha. Recebo constantemente telefonemas, mensagens e e-mails com dicas para que eu me divirta com minha pequena”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *