Formação

6 padroeiros dos relacionamentos

Independente do estágio de relacionamento que você esteja

Quando surgem dificuldades, como muitas vezes acontecem, as pessoas fazem o que podem, rezam a Deus e pedem intercessão aos santos padroeiros. Uma vez que os relacionamentos pessoais são frequentemente confrontados com uma infinidade de problemas, as pessoas podem se perguntar se existe um santo padroeiro dos relacionamentos. Embora não haja um santo que seja o santo padroeiro dos relacionamentos, na verdade existem vários santos que são patronos de uma ampla variedade de relacionamentos e a  lista de santos que ajudam pessoas em tipos específicos de relacionamentos é longa.

Mas também há santos que ajudam pessoas em diferentes estágios de relacionamento. Pessoas que estão solteiras e querem estar em um relacionamento podem pedir ajuda de que precisa, enquanto aqueles que já estão apaixonados e querem se casar podem rezar por um caminho agraciado para o altar. Casais casados também ​​podem  interceder  para fortalecer seus casamentos.

Independente do estágio de relacionamento que você esteja, apresentamos uma lista de seis santos que são conhecidos, pela graça de Deus, para ajudar as pessoas a progredirem aos próximos níveis de relacionamentos ou enriquecer e trazer alegria aos seus relacionamentos atuais.

Confira:

 

São Rafael 

 

São Rafael é um Arcanjo que está diante do trono do Senhor. Um dos três únicos Arcanjos mencionados na Sagrada Escritura, seu nome significa “Deus cura”. Mas seus poderes de cura não se limitam a doenças. A missão de Deus para  São Rafael  para ajudar um jovem noivo a se casar – na qual os maridos de sua noiva foram mortos por um demônio nas noites de núpcias – que é descrita no Livro de Tobit, foi mencionada pelo papa Bento XVI durante uma celebração de 2007 do Memorial dos três Arcanjos. Sobre o Arcanjo Rafael o Papa disse: “Ele cura o amor do casal e expulsa os demônios que repetidamente esgotam e destroem seu amor. Ele purifica a atmosfera entre os dois e lhes dá a capacidade de se aceitarem para sempre. Por causa dessa missão e seus poderes de cura, ele é o santo padroeiro dos viajantes, encontros felizes e amor, bem como outras coisas. Muitas pessoas solteiras pedem a São Rafael para conduzi-las a seus futuros cônjuges.

 

São Valentim

 

São Valentim é um santo do terceiro século cuja festa é celebrada em 14 de fevereiro. Embora haja alguma confusão sobre qual dos três possíveis mártires chamado Valentim é o santo que é celebrado naquele dia, sabe-se que ele era um sacerdote ou um bispo em Terni, na Itália, e que seu amor por Deus e sua fidelidade eram abrangentes. Seguindo os ensinamentos de Jesus de perto, ele também tinha um grande amor pela humanidade. Acredita-se que ele cometeu os crimes de realizar casamentos entre os cristãos e ajudar aqueles perseguidos por Cláudio II, o imperador de Roma que havia proibido os soldados se casarem. Por não renunciar a sua fé e tentar converter o imperador,  foi condenado e sofreu uma morte brutal.

Dentre outras coisas, ele é conhecido como o santo padroeiro do amor, jovens, casais de noivos e casamentos felizes. Embora as pessoas possam rezar para São Valentim em qualquer fase de seu relacionamento, ele parece ser um santo ideal  para jovens apaixonados e casais noivos.

 

São Nicolau de Mira

 

Embora não seja incomum as pessoas pensarem em São Valentim quando esperam ter um casamento feliz, elas provavelmente nem consideram a ajuda do Papai Noel. Mas, acredite ou não, ele também é um santo ideal para procurar ajuda em assuntos do coração. São Nicolau de Myra, que nasceu no século III e faleceu no século IV no que hoje é a Turquia, é mais comumente conhecido como São Nicolau ou Papai Noel.

Nascido de pais ricos e criado para ser cristão, tornou-se dedicado a Deus ainda jovem. Quando seus pais faleceram em uma epidemia, o santo seguiu o ensinamento de Jesus para vender tudo o que tinha e distribuí-lo aos pobres. Ele usou sua herança para ajudar os necessitados e os que sofrem, e  se tornou bispo. Conhecido por sua generosidade, bondade e amor, ele é o santo padroeiro de muitas pessoas e coisas. Noivas, noivos, meninas e mulheres solteiras, recém-casados ​​e casamentos felizes. Além de outros, ele também é o santo padroeiro dos poetas e perfumistas. Ele é um santo romântico.

 

Santa Mônica

 

No que diz respeito aos problemas de relacionamento, mulheres e mães casadas podem considerar a busca da intercessão de Santa Mônica. No século 4,  a devota cristã era casada com um funcionário em Tagaste, norte da África. Mesmo sendo um marido pagão irado e infiel a ela, Monica nunca parou de orar por sua conversão e a conversão de seu filho, Agostinho.

Ela orou, chorou, procurou ajuda e se sacrificou, e suas orações foram finalmente respondidas. Seu marido converteu-se um pouco antes de morrer e Agostinho se converteu muitos anos depois. Felizmente, ela viveu para ver seu filho ser batizado e viver uma vida cristã. Embora ela só tenha vivido por menos de um ano após sua conversão, seu amor e devoção incansável o ajudaram a não apenas ser um grande cristão, mas também um grande santo. Ela é a santa padroeira das esposas e mães.

 

Santa Adelaide de Borgonha

 

As viúvas que se casaram novamente e aqueles que querem se casar novamente podem considerar a ajuda de Santa Adelaide de Borgonha. Nascida uma princesa em Borgonha, na Itália por volta de 931, a santa perde o pai aos seis anos e aos dezesseis  casa-se com Lothaire, rei da Itália . Com uma filha, Sta. Adelaide  fica viúva aos dezoito anos.

Quando Berengário III, o inimigo de seu marido, assumiu o reino, mandou prender Adelaide. Depois de sofrer muito, a santa escapou fugindo para a Alemanha.  Um cristão devoto  a pedido do papa, teve a missão de salvá-la. Ele logo se tornou seu segundo marido e acabou assumindo o reino. Como imperatriz, ela usou seu poder e riqueza para ajudar as pessoas. Depois que ficou viúva pela segunda vez, continuou ajudando as pessoas e construiu muitas casas religiosas. A santa virtuosa e bondosa é a santa padroeira dos segundos casamentos e viúvas.

 

São José

 

Finalmente, há um santo com quem todas as pessoas casadas podem procurar ajuda para seus relacionamentos. O santo bondoso e diligente, escolhido para ser o esposo fiel e amoroso da Santíssima Virgem e a guardião terreno de Jesus, é o santo padroeiro da Igreja universal. Além disso, este membro da Sagrada Família é patrono de famílias, pais e pessoas casadas.

Durante a festa de 2013 da Sagrada Família de Nazaré, o Papa Francisco aconselhou as pessoas a pedir ajuda a Maria e José. Ele disse: “A proclamação do Evangelho, de fato, passa primeiro pela família para alcançar as várias esferas da vida cotidiana. Exortemos fervorosamente a Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, e São José, seu esposo. Peçam que iluminem, consolem e orientem todas as famílias do mundo, para que possam cumprir com dignidade e paz a missão que Deus lhes confiou ”.

 

 

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *