Em 2003, a Comunidade Católica Shalom iniciou uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) que já beneficiou mais de 60 mil pessoas.
Na semana nacional do doador de sangue, as duas instituições comemoram o resultado da parceria. Os números são animadores. Somente no Festival Halleluya, maior evento das férias de julho, em Fortaleza, foram coletadas mais de 11 mil bolsas de sangue.
No carnaval, durante o retiro Renascer, a coleta de sangue ultrapassou as 4 mil unidades. Segundo o Hemoce, cada bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pessoas. Na somatória total, mais de 61 mil pessoas foram favorecidas com a generosidade dos frequentadores dos eventos do Shalom.
Em 2012, a Comunidade Shalom foi contemplada com o “Troféu Hemocinho”, o que lhe rendeu entrar para a lista de “Amigos do Hemoce”. A peça foi recebida por Padre Antônio Furtado, diretor geral da Rádio Shalom. “A Bíblia diz que o sangue é a vida do homem e nós temos a missão de promover o gesto concreto de fraternidade da doação de sangue”, disse o sacerdote que colocou a emissora à disposição do Hemoce.
No Festival Halleluya deste ano, a coleta de sangue bateu recorde. A meta de mil unidades foi ultrapassada em 12%, resultando o total de 1121 bolsas de sangue, a arrecadação mais expressiva nas quase duas décadas de parceria.
A iniciativa que surgiu na capital cearense inspirou outras parcerias entre instituições eclesiais e o Hemoce, também entre missões da Comunidade Shalom e Hemocentros de outras cidades. A última parceria firmada foi entre a Missão de Teresina e o Hemopi, durante a edição do primeiro Festival Halleluya naquela cidade, neste sábado, dia 30.
Leia também