Photo by James Coleman on Unsplash
Formação

7 passagens bíblicas que mostram o valor das famílias para Jesus

A leitura regular da Bíblia pode transformar sua casa e contribuir com o amadurecimento da fé do casal e também dos filhos.

Uma família cristã que cultiva o hábito da oração e meditação da Bíblia na igreja e estende essa prática em casa pode encontrar respostas rápidas para fragilidades que surgem no dia a dia. O Concílio Vaticano reconhece a família como uma “igreja doméstica”. Por isso apresentamos exemplos significativos em que Jesus Cristo, convivendo com seus discípulos e o povo, valorizava as relações familiares. 

Nem todas famílias vivem à luz da Bíblia, mas mesmo aquelas que não praticam a religião cristã podem enxergar certas orientações contidas em seus livros. A leitura regular da Bíblia pode transformar sua casa e contribuir com o amadurecimento da fé do casal e também dos filhos. 

Por isso, sugerimos sete passagens bíblicas para serem partilhadas antes de uma oração familiar. Para começar, no livro de Atos já há uma promessa feita a quem busca a salvação dos seus. “Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31).

1. Jesus e sua família (João 2. 1-11)

Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José. Ambos abriram mão de muitas coisas em prol do Messias e doaram as vidas a serviço do reino de Deus.

Maria por exemplo esteve ao seu lado dele do nascimento até sua morte e ressurreição. Foi ela que participou e incentivou seu primeiro milagre ao transformar água em vinho em Bodas de Canaã (João 2. 1-11). Essa passagem mostra a importância de uma mãe interceder pelo filho em todos os momentos. A maneira como Jesus honrou seus pais também é uma forma de exortar seus filhos.

2. Filho pródigo (Lucas 15: 11-32)

Essa é uma parábola contada por Jesus bem útil para orientar seus filhos sobre o arrependimento e perdão. Se há algo que precisa ser perdoado entre vocês, esse será um momento para resolver essa questão.  O filho arrependido volta à casa de seu pai depois de desperdiçar os bens que ele mesmo reivindicou. Mesmo assim o pai o recebe de braços abertos, oferecendo-lhe um banquete. Aproveite essa leitura para aconselhar seus filhos a perdoar sempre. O perdão precisa ser um exercício diário.

– “Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4. 32)

3. Jesus cura um cego de nascença (João 9. 1-9)

Jesus cruzou o caminho de uma família que passava por problemas como tantas outras. O filho de um casal nasceu cego e os pais ansiavam pela cura do jovem. Mas seus discípulos o questionaram se essa condição era culpa dele ou dos pais e Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos. O cego então se lavou e voltou enxergando.

4. Jesus entra na casa das irmãs Maria e Marta (Lucas 10. 38-42)

Nesse episódio da vida de Jesus, Marta é exortada por Ele porque ela andava sempre muito preocupada com seus afazeres e deixava de dar atenção a questões que fariam diferença em sua vida. Na verdade, Ele humildemente se deixa ser servido pelas irmãs de Lázaro para mostrar o caminho da salvação a elas.

“Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada”.

5. Encontrou dois irmãos que disputava uma herança (Lucas 12. 13-34)

Nessa passagem, um jovem pede a Jesus para interceder para que seu irmão divida a herança de que é direito. Mas ao invés disso, Jesus o advertiu. “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.

6. Uma mãe pediu ajuda para sua filha (Marcos 7. 24-30)

Há aquelas pessoas que só procuram a Deus na dor, em vez de buscar pelo amor que é um caminho mais simples. Ao viver um grande desespero, uma mulher cananeia, que via sua filha possessa, pediu a Jesus para interceder por ela. “Ó mulher, grande é a tua fé! Que te seja feito como queres! Pelo que disseste, vai: o demônio saiu da tua filha”. Depois desse momento sua filha ficou curada.

7. A mãe dos filhos de Zebedeu faz um pedido a Jesus (Mateus 20. 20-21)

O amor entre Jesus e seus discípulos contagiava a todos, inclusive os pais deles. A mãe de Tiago e João, por exemplo, tinha uma grande empatia por Jesus e certa vez lhe fez um pedido especial: “Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se  com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: ‘O que tu queres?’ Ela respondeu: ‘Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Ela desejava que eles continuassem juntos sempre. Essa passagem pode ser uma oportunidade para ensinar seu filho ou filha a contar sempre com a intercessão de Jesus durante a vida toda.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *