Notícias

A evangelização das crianças africanas em Moçambique

Em meio aos desafios da região, algumas ações de voluntários e da própria Igreja Católica se destacam na intenção de dar esperança para os pequeninos da África.

Não ter o que se quer é uma situação que incomoda. No entanto, não ter o que precisa é uma situação que dá agonia. Essa é a realidade de muitas crianças africanas que perderam o direito de sonhar com um futuro melhor. No twitter, Papa Francisco comentou esse assunto.

“Como adultos não podemos roubar às crianças a capacidade de sonhar. Procuremos favorecer um contexto de esperança, onde os seus sonhos cresçam e se compartilhem: um sonho compartilhado abre o caminho para um novo modo de viver #NOChildLabourDa”

O dia 16 de junho é marcado por um movimento de conscientização sobre a situação das crianças no continente africano que diariamente são vítimas de violação de seus direitos fundamentais através da violência sexual e do trabalho escravo. 

Cerca de 152 milhões de crianças e adolescentes no mundo, entre 5 e 17 anos, são vítimas de exploração no trabalho. Só na África os números mostram que 1 criança a cada 5 é explorada. Entre 2008 e 2012, o trabalho infantil diminuiu apenas 1%. A situação é crítica. Contudo, em meio aos desafios da região, algumas ações de voluntários e da própria Igreja Católica se destacam na intenção de dar esperança para os pequeninos do continente.

Entre essas ações, está o Projeto Criança da missão da Comunidade Católica Shalom em Maputo, Moçambique. Sônia Maria da Silva, consagrada da Comunidade de Vida e celibatária, é responsável pelo projeto que tem oferecido uma experiência nova aos jovens participantes.

“Para mim, falar das crianças aqui da África é falar do amor de Deus, da misericórdia de Deus, da providência de Deus. Quando eu cheguei aqui não conhecia nada, mas com o passar do tempo eu fui tendo o contato com as crianças e eu fui me encantando com cada uma delas”

Sônia tem a oportunidade de conhecer a situação familiar e os desejos do coração de cada uma das crianças. Periodicamente, a consagrada organiza na missão a Festa do Espírito Santo – um Seminário de Vida no Espírito Santo adaptado para as crianças. “Elas têm um experiência muito forte com o amor de Deus, é impressionante ver elas cantando as músicas da Comunidade e ver que o Carisma é mundial”.

Segundo a missionária, as crianças africanas a completam, pois é a partir delas que Sônia vai percebendo aguçar em si a maternidade espiritual, vai percebendo também o amor que Deus tem por cada uma e a pureza que elas trazem. “Eu nunca imaginei estar aqui [na África], mas o Senhor me chamou e eu sou muito feliz”.

Seja voluntário

As inscrições para a Expedição Missionária em Cabo Verde 2019 estão abertas. São oferecidas 25 vagas, algumas para profissionais da saúde, educação e comunicação. As inscrições acontecem até dia 3 de julho de 2019.

Leia o edital

Edital POR – 2019 | Edital ENG – 2019 | Edital ESP – 2019 

*Após selecionar o edital, uma nova página será aberta para você. Neste novo espaço, clique onde o nome do edital aparece em tamanho pequeno. Pronto. Basta esperar o download.

Faça sua inscrição

Português | Inglês | Espanhol

Ajude-nos a evangelizar

Clique e faça sua partilha

CARTÃO DE CRÉDITO | CARTÃO DE DÉBITO | DÉBITO EM CONTA | BOLETO BANCÁRIO

Quem ajuda uma obra de evangelização tem méritos de evangelizador. Essa é a experiência que muitos homens e mulheres no mundo inteiro vivem ao contribuir com a missão da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *