Foto: Pexels
Formação

A vida em família é feita de pequenos detalhes

Reclamamos que não encontramos tempo para conversar, mas pode ser uma questão de opção.

O Comshalom elaborou uma lista de dicas práticas para melhorar o ambiente familiar. Ao longo desta semana, publicaremos uma série sobre os desafios e oportunidades para fortalecer os laços familiares.

A primeira coisa a saber dessa lista é que ela não é bem uma receita de bolo. Onde misturamos os ingredientes e voilá temos o bolo prontinho. Os ingredientes precisam de um toque pessoal, pois uma família não é igual a outra. Por certo, em algumas talvez se precise de uma dose extra de algum  ingrediente indicado, ou se precise deixar a mistura crescer por mais tempo para ter o resultado esperado.

Os ingredientes dessa lista foram extraídos de diversas homilias do Papa Francisco e do livro Família, Relacionamento conjugal e educação dos filhos.

O diálogo para maturar o amor na vida familiar

Mesa

Esse é um artigo quase em desuso nas casas, no máximo serve de artigo decorativo. Os momentos de refeição tem sido vividos separadamente, como no drive thru. Cada um pega seu pedido e toma um caminho diferente: cama, sofá em frente a TV, ou em frente a um game. Convite aqui é redescobrir esse importante lugar de comunhão na família

A mesa partilha-se não só os alimentos. Ali existe uma verdadeira fartura da presença do outro.  Sentar-se à mesa é um prato cheio para comunhão, para o diálogo, para fortalecer os laços. Reclamamos que não encontramos tempo para conversar, mas pode ser uma questão opção. Fazer as refeições juntos a mesa, é saudável não somente no sentido da convivência. Mas, também do ponto de vista nutricional: em diversos artigos de saúde recomenda-se comer à mesa para contribuir com a digestão.

Os horários não se cruzam? Elejam juntos algum dia da semana  para uma refeição. Cada família tem seu ritmo, seus afazeres e obrigações por isso é importante programar-se para não ser refém do tempo que parece correr a léguas a nossa frente.

Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade!  Nesse caso, O Pequeno Príncipe diria descobrir o sabor da felicidade. A vida em família é feita desses pequenos detalhes, sabores que se abrem ao paladar da nossa alma somente quando estamos juntos.

Luana Santana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *