Shalom

Abertura do mês missionário traz números e motivação para Comunidade de Aliança

Ao todo, são 162 terras alcançadas pelo Carisma. No entanto, há muitas outras que Deus quer levar a vocação, especialmente pelo protagonismo da Comunidade de Aliança.

Com motivação de Padre Ângelo Alves, a Comunidade Católica Shalom deu início ao mês missionário na noite desta segunda-feria, dia de Santa Teresinha. O sacerdote partilhou sobre a mensagem do Papa Francisco a respeito da vida missionária e apresentou o número de missões pelo mundo. Ao todo, são 162 terras alcançadas pelo Carisma. No entanto, há muitas outras que Deus quer levar a vocação, especialmente pelo protagonismo da Comunidade de Aliança.

“Somos missionários desde o dia do nosso batismo”. Com essa afirmação, Padre Ângelo iniciou a sua partilha na Assembleia Comunitária, realizada no Shalom da Paz, em Fortaleza. O missionário da Comunidade de Vida trouxe trechos da mensagem do Papa Francisco sobre o dia mundial das missões. Ele destacou que no texto o Papa se dirige de forma especial aos jovens, convidando-os a levar o Evangelho a todos. “Deus quer comunicar algo com força e com poder a nós sobre missão”, advertiu.

A missão revigora a fé

A missão revigora a fé e a fé concede a graça de não reter a própria vida, segundo o sacerdote. Além disso, a consciência e a prática de que a oferta de vida faz parte do itinerário da existência humana contribui de forma direta para a superação das possíveis crises vocacionais. Citando Francisco, o padre resumiu que a vida é uma missão. “Há uma iniciativa que nos antecede, ou seja, fomos enviados pelo Pai. Não escolhemos existir, foi o Senhor quem nos criou e nos enviou”, explanou.

“Você é missão onde Deus quis te dar a graça de existir. Você é uma missão e para isto está neste mundo”, afirmou Padre Ângelo. Ele ainda comentou que os bens dispensados por Deus não cabem em uma pessoa só, por isso existe o chamado a partir em missão. É um chamado a partilhar a vida, o dom, o existir. “Não tenham medo de ter corações e orações sem fronteiras”, pediu. Em  seguida, o padre explicou que os passos para ir em missão são simples: oração, escuta de Deus, diálogo e discernimento com as autoridades.

Número de missões

Com 52 missões no Brasil e 38 internacionais, a Comunidade soma 90 casas de missões em que há a presença de missionários da Comunidade de Vida e/ou da Comunidade de Aliança. Com as ações do setor de Difusão do Carisma, a Comunidade alcança mais 60 dioceses brasileiras e 12 fora do país. Os irmãos que servem nesses lugares fazem parte da Obra Shalom, ou seja não são membros da Comunidade de Vida e nem da Comunidade de Aliança ainda. Eles sentiram o desejo de levar a vocação para as suas cidades e por isso assumem as atividades de evangelização. Ao todo, são 162 terras alcançadas pelo Carisma Shalom no mundo inteiro.

Protagonismo Comunidade de Aliança 

Padre Cristiano Pinheiro, assistente internacional, partilhou que Deus quer levar a vocação para muitos outros lugares. E nesses locais talvez só quem possa abrir as portas sejam os membros da Comunidade de Aliança a partir da sua realidade de vida, de trabalho, de estudo. O sacerdote ainda comentou a necessidade de famílias missionárias capazes de evangelizar diversas terras na América do Norte, na Ásia e até na Oceania.

Shalom no mundo

Mais informações: promocaomissionaria@comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *