Foto: Unsplash
Formação

Advento: tempo de buscar o sim!

Três atitudes básicas para bem viver a espiritualidade do Advento, que começa no próximo domingo, dia 2.

No primeiro domingo após a festa de Cristo Rei, a Igreja inicia o tempo litúrgico do Advento. Tempo propício para se manter atento e vigilante, olhando para nós e a realidade que nos cerca, e buscar corresponder a ação do Espírito Santo em busca de conversão.

Para isso, necessitamos aqui de três atitudes básicas, que nos motivarão a viver a espiritualidade do Advento: organização, oração e esperança.

Ouça o conteúdo

 

Porque a organização vem primeiro? É preciso nos prepararmos para receber o Senhor e para isso contamos com a estratégia e a opção da organização do nosso tempo, planejar bem as escolhas e relacionamentos. Na correria do final de ano, somos tentados a focar no que é passageiro, atendendo a certos apelos que, em nada vão nos acrescentar.

Dominar nossos sentidos a caminho da santificação pessoal na vivência da conversão e da ascese, é importante organizar um tempo reservado especialmente para a oração e a leitura orante deste período. Deixar que o próprio Deus te revele como gostaria de ser recebido em seu coração e restaurar em nós todas as coisas, aplainando nossas vidas. O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua relação com Deus e usarmos cada uma como meios de estarmos com Ele. Com certeza neste encontro, você e Deus, se darão os melhores momentos! Ainda dentro deste quesito, antes do Natal, seria ideal fazer uma confissão sacramental contrita, com o desejo claro de ser realmente renovado interiormente.

“O não, eu já tenho, agora vou buscar do sim!”, aqui é onde entra a vivência da esperança cristã. Que os “nãos” que recebemos em nosso dia a dia, sejam motivos de acomodação e desânimo, mas a esperança e a força na busca dos “sim “!

Não sou organizado? Não tenho vida de oração? Habita em mim a desesperança? Meu irmão, corra atrás dos “sim”, em sua vida! O sim das virtudes, o sim do amor, o sim de não ser apenas mais um Advento e seus significados, mas uma verdadeira preparação na espera para recebermos dignamente o Cristo!

No próximo sábado, 1º, o programa Fazendo Barulho aborda esse assunto.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *