Notícias

AGO 2019: Depois de avaliar sexênio, membros escolhem novo Conselho Geral

Graças e desafios dos últimos seis anos foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 28. Novo Conselho Geral da Comunidade deve ser definido até o fim do dia.

Na programação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) que iniciou no último dia 23 de agosto em Fortaleza (CE), os mais de 290 participantes, após três dias de escuta e oração, avaliaram o crescimento e desafios comunitários, econômicos e apostólicos da Comunidade. A avaliação foi feita a partir dos setores gerais de governo e tem como objetivo avaliar toda a vida e a missão da Comunidade em vista da eleição do novo conselho e diretrizes para os trabalhos dos próximos seis anos.

Um dos grandes destaques foi a internacionalização do Carisma e a contribuição das missões fora do Brasil nos mais diversos setores. Na Assessoria jovem, que trabalha com a primazia da evangelização do Carisma, a ênfase foi para a realização do Acamps Summer Festival para jovens europeus e a formação de jovens líderes. No trabalho com os pobres através da Assessoria de Promoção Humana, foi ressaltado a criação do Programa de Voluntariado em 2017 que já realizou 12 expedições missionárias com a participação de 230 profissionais voluntários.

116 missões espalhadas pelo mundo

Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 116 missões espalhadas pelo mundo e com mais de 25 mil pessoas engajadas em grupo de oração, além das mais de 4 mil distribuídas nas 76 obras de difusão. Possui 1.875 missionários com Promessas no Carisma e Discípulos da Comunidade de Vida e 8.896 membros da Comunidade de Aliança em todo o mundo.

O crescimento da internacionalização do Carisma pode ser visto concretamente nos últimos anos, o que para o Fundador Moysés Azevedo é uma grande graça. “Cada vez mais a Comunidade vai tomando uma feição com um rosto ‘universal’, as vocações não brasileiras vão dando esse tom. A  Comunidade se sente confirmada e interpelada a continuar a dar o melhor de si no serviço humilde à Igreja”, comenta.

Cada setor pode apresentar os desafios dos seus trabalhos. O Fundador também pontuou diversos desafios a serem discutidos e trabalhados nos próximos dias da Assembleia, dentre eles a consolidação da internacionalização do Carisma, a evangelização nos meios digitais, a criação de um maior número de casas contemplativas e a consolidação do Instituto Parresia. “Vivemos um tempo de consolidação, de um tempo novo. Que Deus nos dê humildade e o auxílio do Seu Espírito para que seja consolidado por Ele em vista da vida e missão da Comunidade”, finalizou.

Homenagem ao Conselho Geral

Após a avaliação do Fundador e Moderador geral da Comunidade, os participantes agradeceram aos 15 membros do antigo Conselho Geral que atuou no Governo da Comunidade nos últimos seis anos. A eleição do novo Conselho Geral acontece ainda nesta quarta-feira, 28.

 

Leia também

Relembre os membros do Conselho Geral da Comunidade eleitos em 2013

Ser Comunidade de Vida | Ser Comunidade de Aliança

20 conteúdos especiais sobre a Vocação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *