Formação

Alimentados pela Palavra

Nós, Comunidade Católica Shalom, queremos partilhar um pouco do que significa para nós a Palavra de Deus, a fim de despertar sempre mais em você um desejo ardente de conhecer e relacionar-se com a Bíblia Sagrada, não como um livro qualquer, mas tendo a verdadeira dimensão do que vem a ser este “Livro Santo”.

Como dizem nossos Estatutos: “A intimidade com Deus é o âmago da vida comunitária” (ECCSh, 62). Somos chamados a ter uma profunda vida de oração, sem a qual seria impossível viver a nossa vocação. Dentro desse chamado à intimidade com o Senhor, a Palavra de Deus ocupa um lugar singular.

Como Comunidade, acreditamos que é impossível ter vida de oração e caminhar para a santidade sem conhecer Jesus Cristo, no sentido bíblico da palavra (conviver, partilhar da vida). E que lugar melhor que a Bíblia para se conhecer Cristo? É lá que se encontra a plenitude da Revelação. Uma autêntica vida de oração é sempre fundamentada e direcionada pelas Sagradas Escrituras. Sem ela, corremos o risco de percorrer caminhos ilusórios e enganosos na vida de intimidade com Deus.

Trazendo essa consciência e em sinal de amor e gratidão ao Senhor pela sua Palavra, cada irmão da Comunidade dedica o período de uma hora todos os dias para meditar e orar com as Sagradas Escrituras. “A Palavra, dessa forma, é alimento e direcionamento para as nossas vidas.” (ECCSh, 62).

Os nossos Estatutos, referindo-se à maneira como nos relacionamos com a Palavra de Deus, dizem: “Nosso estudo bíblico é oracional. Em um espírito de oração e submissão, sem deixar-nos levar por tentações de intelectualismo ou fundamentalismo, mas com o auxílio do Espírito, apoiados na Tradição e Magistério da Igreja e utilizando o método da Lectio Divina, aproximemo-nos da Palavra de Deus, que nos foi dada para que fosse vivida.” (ECCSh, 179). Vejamos parte por parte:

Em primeiro lugar, os Estatutos afirmam que o “nosso estudo bíblico é oracional”. Isso significa que, ao nos colocar diante de uma passagem bíblica, devemos estar com o coração cheio de Deus e desejoso de encontrá-lo. Queremos, com a força do Espírito Santo e ajudados pela sua graça, encontrar na Palavra o próprio Cristo Vivo, e não letras mortas. O estudo bíblico, assim, para nós, é um momento de encontro pessoal com o Senhor, encontro no qual Ele nos fala pela sua Palavra e nós lhe respondemos pela oração.

Outro elemento essencial nesse caminho de oração com a Palavra é a Tradição da Igreja, bem como os ensinamentos de seus Pastores. Sabemos que à Igreja cabe interpretar corretamente os Escritos Sagrados, a ela foi confiada a missão de guardar intacto o Depósito da Fé. Por isso, levamos sempre em conta os ensinamentos da Santa Mãe Igreja, a fim de não nos enganarmos com interpretações pessoais ou fundamentalistas da Palavra.

Por fim, temos a consciência de que a Palavra de Deus não diz respeito a algo distante de nós, a uma realidade alheia à nossa, mas que ela “nos foi dada para que fosse vivida”. Assim buscamos, com todo empenho e apoiados na graça de Deus, trazer essa Palavra para a nossa vida, deixar que o próprio Deus nos vá modelando conforme a sua Verdade. Mediremos, portanto, a intensidade e a profundidade do nosso estudo bíblico de acordo com os frutos que ele tem gerado em nós. Saberemos que, quanto mais configurados a Cristo estivermos, tanto mais profunda está sendo a nossa Lectio Divina.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *