Formação

Como montar um altar na Quaresma?

Vamos ajudar você a decorar o seu altar para bem viver o tempo quaresmal.

A Quaresma é um tempo de recolhimento e oração, no qual somos chamados a uma conversão ainda mais intensa a partir da oração, esmola e jejum. Esses quarenta dias que antecedem a Páscoa são como um grande retiro que a Igreja vive com simplicidade e caridade.

Preparar o coração para viver bem esse tempo é essencial para que ao final da Quaresma possamos celebrar da melhor maneira a Páscoa do Senhor. Ter um altar com elementos que nos envolvem no tempo litúrgico que estamos vivendo, nos ajuda a rezar melhor e a estar sempre atentos ao que somos chamados a fazer durante esses quarenta dias, por isso vamos você a ajudar a decorar o seu altar para bem viver o tempo quaresmal.

Simplicidade é importante

Este é um tempo de maior simplicidade na Igreja, nos altares, não se colocam flores ou qualquer ornamento chamativo para a celebração da Santa Eucaristia. Assim também deve ser o seu altar, simples e cheio de significado.

A cor roxa simboliza luto e penitência, sendo utilizada pela Igreja nesse tempo. Você pode colocar panos e velas roxas no seu altar, colocar velas brancas e roxas ajudam a harmonizar o espaço.

Presença da Cruz

Durante a Quaresma estamos nos preparando para a morte e ressurreição de Cristo, portanto a Cruz deve estar presente no seu altar para lembrá-lo, entre outras coisas, que para alcançarmos a ressurreição, é necessário antes passar pelo sofrimento. Sofrimento este que não deve nos desanimar, pois Cristo venceu a morte.

Com o altar preparado, é hora de abrir o coração e deixar Deus agir livremente, para que ao final da Quaresma, você colha os frutos desse tempo de conversão.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *