Shalom

Arcebispo de Curitiba celebra missa de encerramento do Reviver 2018

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, celebrou Missa de encerramento do retiro de carnaval Reviver, realizado pela Comunidade Católica Shalom de 11 a 13 de fevereiro na capital paranaense. “Para Deus, nada é impossível” foi o tema do Reviver, que teve na programação pregações, momentos de oração, Missas, espaço para as crianças, cursos para jovens e famílias e Seminário de Vida no Espírito Santo. Cerca de 200 pessoas participaram dos três dias do evento.

“Deus, para mim, que cumpro todas as regras, quem é?”, perguntou dom Peruzzo aos fiéis. Ele baseou a homilia no Evangelho do dia (Mc 8,14-21), que fala sobre a advertência de Jesus aos seus discípulos, quando estavam na barca: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. O arcebispo destacou a equivalência entre “barca” e “Igreja”, na Sagrada Escritura.

“Qual era o problema dessa barca agora? Pão, não só o material, mas o necessário para se fazer uma travessia, e a travessia é a Páscoa. Vamos lá… Por que o fermento dos fariseus é perigoso? Porque este fermento quer dizer que alguém é fiel à medida que obedece a regras e normas. Deus, para mim que cumpro todas as regras, quem é? É alguém que me paga segundo as minhas conquistas. É um Deus pagão, não um Deus pai e misericordioso”, explicou Dom Peruzzo.

O arcebispo concluiu a homilia destacando a gratuidade do amor de Deus em contraposição à mentalidade de troca que muitos podem ter no relacionamento com Deus. “Quem consegue grandezas, interpreta o mundo a partir das grandezas, não a partir do modo de Deus. E Deus ama só porque ama. Ele é de uma gratuidade tão espontânea quanto a de uma mãe que amamenta sua criança”, disse.

Alegria do Amor

Maria Sousa coordenou o curso para as famílias, que teve como tema “Amoris Laetitia”, ou “Alegria do Amor”, a exortação apostólica do Papa Francisco para este público. Ela enfatiza o quanto os casais se surpreenderam com formações sobre matrimônio e filhos em um retiro de carnaval. “Foi uma forma diferentes de serem tocados, formados e instruídos por Deus”, explica Maria, que é casada há 23 anos e mãe de cinco filhos.

Outro curso que foi realizado foi “Castidade” para os jovens, baseado na doutrina da Igreja, tendo como base o livro de mesmo nome do padre Rômulo dos Anjos, missionário da Comunidade Shalom.

Uma nova vida

Durante o Reviver, os participantes experimentaram do Amor de Deus também através de pregações sobre o Amor de Deus, Senhorio de Jesus, Pecado e Salvação, entre outras. Junto com orações e adoração ao Santíssimo Sacramento, elas compõem o Seminário de Vida no Espírito Santo, uma experiência carismática de renovação da fé, esperança e amor.

“Eu esperava um encontro com Deus, um descanso e foi isso que encontrei, principalmente no momento da Efusão no Espírito Santo”, afirma Tainá Gonçalves, 22, que participou dos três dias do retiro.

Espaço Kids

Simultaneamente com o Reviver, a Comunidade também ofereceu o Reviver Kids. Assim como os adultos, as crianças também tiveram o Seminário de Vida no Espírito Santo, com momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e pregações. Além disso, os pequenos se divertiram com brincadeiras de roda, desenhos para colorir, filmes e um baile de carnaval com músicas cristãs.

O reencontro do Reviver será realizado no próximo sábado, 17 de fevereiro, no Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom (Rua José Rietmeyer, 366).

 

Emanuele Sales e Marcia Elizandra Faustino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *