Processed with VSCO with c1 preset
Shalom

Arquidiocese de Fortaleza ganha 17 novos Diáconos

A celebração foi marcada tanto pela graça de um número tão expressivo de novos Diáconos, quanto pela memória de Dom Aloísio Lorscheider.

Nesta sexta feira, dia 21 de dezembro, aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza a ordenação de 17 novos Diáconos pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.

A celebração foi marcada tanto pela graça de um número tão expressivo de novos Diáconos, quanto pela memória de Dom Aloísio Lorscheider.

A arquidiocese recebeu por ocasião do Aniversário de 40 anos da Dedicação da Catedral, que foi concluída e consagrada por Dom Aloísio, uma URNA MEMORIAL EX OSSIBUS de Dom Aloísio Lorscheider. A urna foi recebida com homenagem e alegria, e teve lugar de destaque no presbitério. Além disso, em discurso proferido durante a celebração, Dom Aloísio foi lembrado e exaltado por seus 22 anos no arcebispado de Fortaleza e por suas grandes contribuições para a Igreja.

A santa Missa foi presidida por Dom José Antônio e contou com a participação de seus Bispos auxiliares, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas e muitos fiéis vindos de diferentes Comunidades e paróquias da Arquidiocese.

Em sua homilia o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio, destacou que ser Diácono é ser um servidor. “Um Diácono não preside, ele é aquele que se coloca ao lado, para colaborar”, afirmou o Bispo. Outro aspecto enfatizado por Dom José foi a humildade que deve estar presente no diaconato, como graça de abraçar o chamado de Cristo e como serviço concreto em vista do Reino de Deus.

No final da celebração, a Urna contendo o osso de uma das pernas de Dom Aloísio, foi transladada para a Capela da Ressurreição, na Cripta, onde repousará junto com os outros arcebispos, bispos e monsenhores sepultados no local.

No discurso dos Neo Diáconos, o representante dos recém ordenados apontou esse fato, como um lembrete de que a vocação recebida por Deus e confirmada naquela noite, é um chamado a estar em movimento, caminhar para a construção do Reino de Deus, que também pertence a cada um de nós.

Celebrada dentro do tempo do Advento, com grande proximidade da solenidade do Natal, a ordenação dos 17 novos Diáconos ganhou toda uma mística de contemplação do Cristo que se encarna na vida da humanidade para salvá-la. Missão, de maneira especial, estendida, aos novos membros do clero da Arquidiocese.

Conheça os Neo Diáconos:

1 – Claudenir Maia Silva
2 – Francisco Antônio Araújo Souza
3 – Francisco Rodrigues da Cruz
4 – Francisco Tarciso Alves de Medeiros
5 – Franco Michel Silva Galdino
6 – Igor Cristino Camara
7 – Jonas Xavier de Souza Almeida
8 – José do Carmo da Silva Oliveira
9 – Maciel de Sousa Silva
10 – Marlos de Oliveira Rebouças
11 – Michel Bastos Bow Ztaif
12 – Ramilson do Nascimento Silva
13 – Roberto Jorge Simões Menezes
14 – Thiago José Rocha Costa
15 – Ticiano Silva Cavalcante
16 – Vicente Tomaz de Souza Junior
17 – Vitor Bomfim Santos

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *