Cia de Artes Shalom

Alcançar o coração do homem por meio da arte. Esta é a missão evangelizadora da Companhia de Artes Shalom. Sua origem vem de 2008, quando a Comunidade Católica Shalom propôs em suas metas, no Documento da Assembleia Geral de 2008, a fundação da companhias de artes, que estivesse em constante missão. Fundada em 8 de julho de 2012, a Cia de Artes Shalom sedia-se no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza. É constituída por missionários da Comunidade de Vida que, atendendo a um chamado, dedicam-se por um longo período de tempo à missão específica da Cia. É possível também que irmãos da Comunidade de Aliança e membros de grupo de oração participem da Cia pelo período de dois anos.

Desde a sua fundação, é realizado um processo seletivo, a cada dois anos. Novos membros – vindos de várias partes do Brasil – têm a possibilidade de serem admitidos como membros efetivos da Cia. É essa turma reunida que trabalhará na criação, montagem e produção de um novo espetáculo com temas e conflitos atuais. Finalizado o período de criação, a turma sai em turnê pelo país.

Além de incentivar e favorecer o resgate da dignidade da pessoa humana em seus espetáculos, a Cia de Artes Shalom também realiza workshops artísticos, oferecendo o ExperienCIA, workshop voltado para o público interessado em adquirir uma experiência nova através da arte, além de conferências, pregações e serviços musicais.

A Cia de Artes Shalom deseja ser uma referência artística da Comunidade Católica Shalom e em seus espetáculos não se contenta em encher os olhos apenas, mas visa fazer o espectador ter uma experiência transformadora através da beleza. Acreditamos que a experiência feita por todos os membros da CIA, transbordará em palcos e workshops atingindo assim o grande público que por sua vez levará “a mesma experiência” ao seu meio social, cultural e familiar.

HISTÓRICO

A Cia de Artes Shalom possui um histórico de quatro turmas e de três espetáculos produzidos, sendo eles Encontro (2012), Lolek (2013/ 2014) e Perfeição (2015/ 2016). A turma atual – a quarta – é formada por 11 pessoas, vindas de dez estados do Brasil. Com apenas cinco anos de existência, ela é bastante nova, mas já viveu muita coisa: três espetáculos, quatro turmas, 46 integrantes que passaram e deixaram sua marca. E essa história está apenas começando!

O musical Encontro, primeiro da Companhia, alcançou público de 15.784 pessoas durante o ano de 2012. No biênio 2013-2014, Lolek, o segundo musical da Companhia, em 45 apresentações atingiu público de 18.137 pessoas, em 15 cidades brasileiras e a sua estreia deu-se durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, 2015 e 2016, a Cia de Artes Shalom apresentou o espetáculo Perfeição, contando com um público de 22 mil pessoas, totalizando 23 cidades alcançadas em 56 apresentações.

Ainda em 2016, de março a junho, a Cia de Artes Shalom experimentou pela primeira vez uma turnê com maior período de duração na estrada. Foram quatro meses percorrendo o Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, onde há missões do Shalom – de pequeno à grande porte – e em dioceses onde ainda não há a presença missionária da Comunidade. Para estas dioceses, a Cia de Artes Shalom – por meio do espetáculo, de sua vivência comunitária e demais ações – torna-se de forma palpável a presença atuante e evangelizadora da Comunidade Shalom, alcançando jovens, famílias, religiosos e seminários diocesanos.

Contatos

ciadeartes@comshalom.org
Facebook: facebook.com/ciadeartesshalom/