Igreja

Brasil sedia encontro internacional de líderes de comunidades carismáticas

Encontro acontecerá em Recife e contará com a presença do Cardeal Farrel.

O Brasil sedia de 15 a 17 de janeiro a Primeira Conferência Internacional para Líderes das Comunidades Carismáticas. O evento conta com as presenças do Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e Jean-Luc Moens, Moderador do Serviço Internacional de Comunhão para a Renovação Carismática Católica – CHARIS.

“Esta conferência é uma graça muito grande. Será a primeira vez, de modo oficial, em que as Comunidades Novas se reunirão após a instituição do CHARIS, com o objetivo de ouvir o que o Papa tem a nos dizer sobre assuntos importantes para nossa caminhada como evangelização dos jovens e vocação”, explica Gabriella Dias, responsável pelo CHARIS na América do Sul.

Gabriella Dias foi nomeada representante do CHARIS para a América do Sul.

CHARIS e as comunidades, comunidades ecumênicas, ação nos subúrbios são alguns dos temas elencados por Jean-Luc que serão abordados na Conferência internacional. O primeiro dia se deterá sobre a evangelização dos jovens, fazendo uma reflexão sobre este assunto a partir da experiência reprodutíveis de comunidades que trabalham com a juventude. Na programação consta testemunhos de Bertrand Wadi Kiasolwa (Comunidade Shalom), David Mijaress (Espada do Espírito) e Elena Tadiello e Rev. Pietro Savio (Comunidade Abramo- Itália).

O segundo dia de reflexão contará com a assistência de membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Comissão pontifícia para a proteção de menores (Roma) e da vice-secretária do Dicastério para Leigos, a Família e a Vida. Na pauta, o que as comunidades podem fazer no que diz respeito aos abusos sexuais e de autoridade. Membros do Serviço Nacional do CHARIS da Austrália, Líbano e o presidente do Of The Sword of the Spirit também participarão da reflexão.O segundo dia de reflexão contará com a assistência de membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Comissão pontifícia para a proteção de menores (Roma) e da vice-secretária do Dicastério para Leigos, a Família e a Vida. Na pauta, o que as comunidades podem fazer para prevenir os diversos tipos de abusos. Membros do Serviço Nacional do CHARIS da Austrália, Líbano e o presidente do Of The Sword of the Spirit também participarão da reflexão.

Jean-Luc é o Moderador do CHARIS.

Destaque para o último dia da conferência. Será dedicado para a partilha sobre o chamado que o próprio Papa Francisco faz à Corrente de Graças, de “servir a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja, a comunidade de crentes em Jesus Cristo e servir os pobres e os que mais precisam de ajuda física ou espiritual”.

Cardeal Farrel fará uma apresentação sobre o CHARIS, essa novidade na Igreja que surgiu a pedido do Papa Francisco e vai ganhando forma. Ao longo do dia serão apresentados testemunhos relacionados aos trabalhos caritativos de comunidades da Europa, América , África e Oceania. Este encontro histórico realizado em Recife, Pernambuco, será finalizado com Missa presidida pelo Cardeal.

Comunidades Novas  brasileiras 

Nesta terça-feira, dia 14,antes da Conferências internacional, representação de 90 Comunidades Novas brasileiras participaram de um encontro com o  Serviço Nacional de Comunhão  do CHARIS Brasil.

Membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS Brasil.

Por Vanderlúcio Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *