Shalom

Comunidade Católica Shalom promove retiro de Semana Santa em Brasília

 

A semana santa é o tempo em que nos unimos a Jesus e com Ele entramos em Jerusalém para vivenciarmos sua paixão. Esse período cria em nosso coração a expectativa e a alegria da ressurreição. Para mergulharmos profundamente na paixão de Cristo a missão de Brasília da Comunidade Católica Shalom realizará o retiro de Semana Santa que vai acontecer de 29 de março a 1 de abril, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (706 sul).

 

O retiro terá início na quinta-feira às 14h30 com pregação e adoração e a celebração de lava-pés será às 20h na Catedral Metropolitana de Brasília. Na sexta-feira teremos a apresentação da via sacra e às 15h a celebração da paixão do Senhor na Catedral; no sábado a partir das 14h30 teremos pregação e às 20h a solene Vigília Pascal na Catedral. No domingo todos são chamados a refletir sobre a ressurreição de Jesus Cristo, finalizando o retiro com a celebração eucarística às 18h no local do evento.

“O retiro é um momento de grande proveito espiritual para quem é da comunidade, mas também para todos os cristãos que querem estar voltados para Deus em oração nesse momento de quaresma”, diz padre Célio Lourenço, sacerdote responsável pela missão de Brasília. 

Ele enfatizou a importância da vivência do retiro já que é uma experiência com a espiritualidade do tríduo pascal, que se inicia com a celebração do lava-pés. “Temos a oportunidade de nos unirmos a Jesus desde o momento que ele é entregue e vivenciarmos a sua paixão na sexta-feira. No sábado é o dia do grande silêncio e expectativa, de refletirmos unidos à Virgem Maria sobre a morte do Senhor e a espera da sua ressurreição e no domingo é o dia de nos alegrarmos com a ressurreição do Senhor”, afirma padre Célio.

Tempo de conversão

A quaresma é um período de quarenta dias contados a partir da quarta-feira de Cinzas e que tem seu término no Domingo de Ramos. É um momento em que os cristãos se dedicam à penitência em preparação para o mistério pascal. A duração da quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Alguns fatos podem ser citados como os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 40 anos que duraram o exílio dos judeus no Egito. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Esse é um tempo litúrgico de conversão, revisão e reflexão espiritual, no qual Cristo nos convida a mudar de vida, e assim revermos nossas atitudes para que possamos mudar, almejando melhorar para vivermos mais próximos dEle. A Igreja também nos chama a viver esse tempo de escutar a Palavra de Deus, orar, compartilhar com o próximo e praticar boas obras. Em resumo, é o melhor momento para viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a nos aproximarmos de Cristo.

Por isso, a quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor e a inveja que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto, aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

 

 

Por Bruna Fernandes

 

 Informações

Vem navegar no nosso portal! Acesse nossas redes sociais para mais fotos, vídeos e matérias.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *