“Quando Jesus Ressuscitado apareceu aos discípulos no cenáculo, sua primeira palavra foi ‘Shalom’ (…) Naquele dia, que é o dia que o Senhor nos fez, Jesus deu aos seus discípulos acesso ao caminho da Paz” (Carta à Comunidade).

Caminho da Paz é o itinerário formativo dos membros de grupos de oração da Obra Shalom. Por meio da apresentação de conteúdos e da aplicação de recursos específicos, busca conduzi-los, desde a experiência inicial com Jesus, à maturidade da fé, da santidade e do testemunho radical do Evangelho.

O Caminho da Paz nasce junto com a experiência fundante da Comunidade Católica Shalom, sua inspiração e primeiros passos. Já nas primeiras atividades realizadas pela Comunidade, sempre marcadas pela ousadia e criatividade em anunciar Jesus, as pessoas faziam uma intensa experiência com o amor de Deus, que gerava reconciliação e mudança de vida. Era a graça, “a fonte de bênçãos divinas, uma fonte muito visível do Seu Amor (…) de segurança nos caminhos do Senhor” que se manifestava e formava um povo novo (Escrito No Coração da Obra).

Essa experiência se aprofundava e dava movimento à obra nascente: o contato com Jesus Cristo gerava conversão profunda, ardor e alegria em anunciá-lo, levando a pessoa evangelizada a tornar-se testemunha de que o Ressuscitado que passou pela cruz concede a cada homem e a toda a humanidade o perdão e a paz.

Ao longo dos anos, esse movimento ganhou rosto, fases e conteúdos, definindo-se assim o Caminho da Paz.

O Caminho da Paz abrange cinco tópicos formativos:

Dimensão Espiritual: representa a totalidade da experiência no grupo de oração, tendo em vista que a contemplação no Carisma Shalom não se restringe a momentos pontuais de oração. Diz respeito ao relacionamento com Deus através de recursos oferecidos pela Igreja e pelo Carisma: oração pessoal e comunitária, estudo bíblico, zelo pelos sacramentos, amor à Eucaristia e à Virgem Maria, louvor, penitência, vivência dos tempos litúrgicos, fraternidade e exercício do apostolado.

Dimensão Bíblica: fundamenta e norteia a caminhada segundo a Palavra de Deus.

Dimensão Humana: intensifica as experiências de fraternidade, o sentimento de pertencimento à Obra Shalom e a vivência do Evangelho por meio do grupo de partilha e do acompanhamento feito pelo coordenador do grupo de oração.

Dimensão Doutrinária: privilegia o conhecimento da Doutrina da Igreja e seu aprofundamento na vida cotidiana e na oração.

Dimensão Missionária: destaca os elementos que despertam e incentivam o compromisso com o engajamento na Obra e o envio missionário.