Igreja

Cardeal Baldisseri participa de vigília para jovens em Roma em preparação para o Sínodo dos Bispos e JMJ

Jovens de vários movimentos e comunidades estiveram presentes no segundo encontro de formação e oração em preparação ao Sínodo dos Bispos de 2018 e à JMJ 2019. Intitulado “Sobre os passos de Maria”, o encontro acontece em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior. No último sábado (17) esteve presente também o Card. Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral para o Sínodo dos Bispos.

Papa Francisco na sua mensagem para a JMJ 2017 pede “uma grande sintonia entre o percurso de preparação para JMJ do Panamá e o Caminho Sinodal”, é nesse espírito que a Comunidade Católica Shalom com o apoio do Dicastério Leigos Família e Vida e a Secretaria do Sínodo dos Bispos 2018 tem realizado, na Basílica de Santa Maria Maior, encontros de intercessão, oração e formação aos jovens. Os encontros acontecem no terceiro sábado de cada mês, das 19:30 às 21:30 e tem como protagonistas os jovens que são convidados a fazer perguntas e a se preparar espiritualmente seguindo os passos de Maria no Caminho Sinodal.

O objetivo principal do encontro é ajudar a amadurecer nos jovens o desejo de seguir Maria em um caminho de discipulado e missionariedade tendo como modelo o Papa Francisco que, antes de cada viagem apostólica, vai à Basílica e consagra seus trabalhos diante do ícone de Maria “Salus Popoli Romani”. Sobre este ícone dizia o Cardeal Rylko, Arcipreste desta Basílica: “Lembremos que esta imagem desde de 2003 é ligada às Jornadas Mundiais da Juventude. Podemos dizer que este ícone foi confiado por São João Paulo II aos jovens e, graças a vocês, mesmo que ele seja antigo é sempre jovem.” Cada encontro finaliza-se com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, como disse o mesmo cardeal: “Aquilo que o Sínodo os Bispos têm mais necessidade é de um caminho orante, um caminho de oração.”

O evento nasce da inspiração de jovens da Comunidade Shalom e do pedido do Card. Rylko de desenvolver na “casa de Maria” vigílias de oração ao jovens de Roma. Dizia o Cardeal por ocasião da abertura do primeiro evento: “Jovens, as vossas interrogações, as vossas perguntas e também os vossos desejos mais profundos, levai-os à Mãe com o pedido: ‘Mostra-nos Jesus’, junto ao maior tesouro que tendes, a vossa juventude” e completou falando sobre os encontros que são realizados em frente ao ícone mariano: “Estes encontros trarão algo daquele bater à porta do Amor, porque Jesus é a resposta mais profunda às inquietações do coração do homem. […] Toda esta Basílica é a casa da mãe, mas nesta capela bate o coração de Maria, da Salus Popoli Romani, que veneramos no altar”

O primeiro e segundo encontros

“Sejam corajosos e alegres” foi o tema do primeiro encontro com a presença do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo que desenvolveu sua intervenção em forma de diálogo, respondendo às perguntas feitas por três jovens, vindos da Suíça, Itália e Terra Santa. “Caros jovens, quando confiamos a nossa vida nas mãos de Deus não podemos imaginar o que o Senhor pode fazer dela. Se você e eu ofertamos a nossa vida nas mãos de Deus, Ele fará coisas grandiosas, porque ao Senhor agrada um coração jovem que se dispõe a dar tudo a Ele. Você não se arrependerá! Coragem!” encorajava Moysés.

No segundo encontro se uniu à oração dos jovens o Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos. Partindo do evangelho de João 1,35, o Cardeal desenvolveu o tema: “saber viajar na vida” convidando os jovens a seguir Jesus “é bom seguir Jesus”, a não ter medo de sofrer e a anunciar, aos que estão longe da Igreja, a Ressurreição porque “Jesus venceu a morte. Isso devemos pregar. A boa nova é esta: Jesus Ressuscitou!”, dizia. Logo depois de responder as perguntas de vários jovens, escutou o testemunho de Jada Galeotti, jovem do Movimento dos Focolares.

Já foram realizados 2 de 10 encontros, destinados a todos os jovens de Roma. Estiveram presentes, fazendo perguntas e dando testemunho, jovens de várias realidades eclesiais como o Movimento dos Focolares, Renovação Carismática, Comunidade Emanuel e vários outros jovens.

O próximo encontro será no dia 17 de Março e trará como intenção especial a Reunião Pré-sinodal dos Jovens com o Papa Francisco que acontecerá dos dias 19 a 24 de março de 2018 em Roma.

SERVIÇO

DATA

3° encontro:  17 de março

4° encontro: 21 de abril

5° encontro: 19 de maio

6°  encontro: 16 de junho

7°  encontro: 15 de setembro

8°  encontro: 20 de outubro

9°  encontro: 17 de novembro

10° encontro: 15 de dezembro

HORÁRIO

das 19:30 às 21:30

LOCAL

Basílica Papal de Santa Maria Maggiore – Capela Salus Popoli Romani

INFORMAÇÕES

Facebook Comunità Cattolica Shalom:

https://www.facebook.com/comunitacattolicashalom /

https://www.facebook.com/events/148463812602859/

Instagram: @comshalom_it


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *