Unsplash
Formação

Celebração do Natal em família: um lugar para nascer

Neste Natal não se esqueça de celebrar, antes de comemorar o nascimento de Jesus. Louvar e agradecer por todos os feitos que Jesus realizou e realiza em nossas famílias, é penetrar no mistério da Encarnação de Cristo.

Sugerimos então, uma celebração de Natal, um roteiro para ser feito em torno de sua família e amigos que juntos em ação de graças, descobrirão o verdadeiro sentido do Natal na construção de um presépio. Um lugar para nascer!

Tenha coragem, rompa as barreiras para evangelizar familiares e amigos nesta noite natalina! É Jesus que quer nascer nos corações, através do seu gesto de amor.

Veja também Roteiro para fazer Celebração de Natal em família

Celebração do Natal em família: um lugar para nascer

Dirigente – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo…

Boa Noite! É com muita alegria que estamos aqui, reunidos em família, para celebrar o Natal de Jesus Cristo. Tendo como inspiração a simplicidade e a pobreza de uma manjedoura em um estábulo, cenário do Presépio em Belém, e, na perspectiva da festa em família, nós reviveremos as alegrias daquela noite esplendorosa em que José e Maria encontraram ali, o único lugar para acolherem o Filho de Deus tão esperado como um rei cheio de glória.

Todos: Queremos nos comprometer com a alegria em nossa vida familiar!

(ENTRAM as IMAGENS de MARIA e de S.JOSÉ)

Dirigente- José e Maria vão à Belém, a procura de um lugar para o menino Rei nascer. Sempre existe um risco de não reconhecermos a Deus, quando Ele nos visita. Podemos estar cegos, surdos e insensíveis. Peçamos ao Espírito Santo, que Ele venha dissipar toda cegueira espiritual, toda surdez e insensibilidade ao amor de Deus manifestado em Jesus.

Todos – Vinde Espírito de amor, fazer morada em nossos lares!                                    

(ENTRAM os TRÊS REIS MAGOS e a ESTRELA)

Dirigente – Assim como os reis magos, atraídos pela Estrela tiveram um encontro pessoal com o Menino Jesus, nós também, neste momento, até podemos imaginar a “estrela” que nos guia até Belém a fim de que, em família, tenhamos uma experiência com a salvação de Jesus.

Todos: Com os reis magos, também queremos ir ao encontro do Rei –menino!

Acolhida da Luz

(Colocar próximo ao presépio uma vela para ser acesa)

Dirigente: “O povo que andava em trevas, viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu lhes a luz. (Isaías 9,2)

(Acende a vela sobre a mesa e diz)

Dirigente – Acendo esta vela. Sua luz ilumina nossa família. Assim, poderemos ver melhor o outro e reconhecer os laços de afeto e sangue que nos unem. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados. A família é o berço onde a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. Por isso Jesus Cristo quis nascer numa família. É a partir de cada família que o projeto de Deus de realiza em cada um de nós!

A Palavra de Deus se tornou homem em Jesus de Nazaré. Sua mensagem é luz para a nossa vida.  Ela nos leva a nos reconhecer como família cristã e nos dá a direção para que sigamos o caminho que Jesus abriu para nós.

Aclamemos, portanto o Santo Evangelho, cantando.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

 1) Vinde cristãos, vinde à porfia, hinos cantemos de louvor. Hinos de paz e de alegria, hinos dos anjos do Senhor.

Glóoooooria a Deus nas alturas!

2) Foi numa noite venturosa do nascimento do Senhor. Que anjos de voz harmoniosa deram a Deus o seu louvor.

3) Vinde juntai-vos aos pastores, vinde com eles a Belém Vinde correndo pressurosos, o Salvador, enfim nos vem.

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO LUCAS – Cap. 2, 1.3-20

“Naquele tempo, enquanto José e Maria estavam em Belém, chegou o dia em que ela devia dar à luz; ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na sala dos hóspedes. Havia na mesma região, pastores, que viviam nos campos e montavam guarda durante a noite junto a seu rebanho. Um anjo do Senhor se apresentou diante deles, a glória do Senhor os envolveu de luz e eles ficaram tomados de grande temor. O anjo lhes disse: “Não tenhais medo, pois eis que eu venho anunciar-vos uma boa nova, que será uma grande alegria para todo o povo: “nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é o Cristo Senhor; e eis o sinal que vos é dado: achareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. De repente, apareceu uma multidão da milícia celeste que cantava os louvores de Deus e dizia: “Glória a Deus no mais alto dos céus e sobre a terra paz para os seus bem-amados”. Palavra da Salvação!

Todos – Glória a Vós, Senhor!

Dirigente – Jesus vem até nós como o sol iluminando e aquecendo todos os corações, manifestando a glória do Senhor e a grandeza de nosso Deus.  Que não haja em nossa alma qualquer espaço escondido e obscuro, fechado à luz que é Jesus.  Entreguemos a Ele as nossas preocupações, temores, angústias, rixas, para que Ele as transforme em PAZ, AMOR E ESPERANÇA

Todos: Queremos cultivar a simplicidade e a humildade em nossas relações familiares!

 (UMA CRIANÇA ENTRA COM A IMAGEM DO MENINO JESUS)

CANTO DE ACOLHIDA   

 Noite Feliz (2x)  Ó Senhor, Deus de amor.  Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus nosso bem.  Dorme em paz ó Jesus, dorme em paz ó Jesus.

– Noite Feliz (2x). Ó Jesus Deus da luz.  Quão afável é o teu coração. Que quiseste nascer nosso irmão.  E a nós todos salvar  e a nós todos salvar.

– Noite Feliz (2x) Eis que no ar, vem cantar.  Aos pastores, os anjos do céu.  Anunciando a chegada de Deus.  De Jesus Salvador, de Jesus Salvador!

Mensagem do Menino Jesus

Dirigente – Agora com o presépio completo, Jesus está no meio de nós e através de cada um, Ele deseja transmitir, mensagens de fé e de esperança para a nossa família. Ouçamos com atenção deixando que cada mensagem ilumine nossos corações…

(Papéis distribuídos à parte, cada um ler em voz alta)

1 – Jesus veio ao mundo para nos dar o exemplo de amor, de perdão, de fecundidade, de unidade e de comunhão e para nos mostrar que a família foi criada por Deus para ser lugar de perdão e de festa, lugar de convivência e de purificação.

2 – Lugar onde se aprende a amar é no seio da família. Ela é a escola da humanidade. Lugar onde se ri e se chora. É celeiro de oportunidades para se viver a santidade.

3 – Uma família que se perdoa é uma família que celebra o amor. Uma família que se escuta mutuamente, que tem tempo para si, será sempre uma família fecunda, uma fonte de vida para as outras famílias.

4 – Ela será sinal da presença de Deus na terra, sinal de que o amor é sempre possível acontecer entre os homens, e de que há esperança para o destino da humanidade.  

5 – O tempo em que estamos vivendo é um tempo rico para a família. Final de ano, tantas preocupações, tantos desafios, tantas coisas já superadas, mas também tantas barreiras a ultrapassar!

6 – Tempo de meditar nos acontecimentos do ano que está findando, nos relacionamentos que ao longo do ano deixaram marcas, feridas, mágoas.

7 – Tempo de celebrar, tempo de arrumar a casa, tempo de se adornar o coração, tempo de preparação. Tempo de acolher, o Cristo que, vindo ao nosso encontro, permanece no seio da nossa família.

Dirigente: Desejo a todos um Feliz Natal…

(Motivar a todos a se confraternizarem cantando)

CANTO FINAL

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.  Que nenhuma família termine por falta de amor.  Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. E que nada no mundo separe um casal sonhador.  Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.  Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.  Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles vivam do ontem, no hoje, e em função de um depois.   Que a família comece e termine sabendo aonde vai. E que os homens carreguem no ombro a graça de um Pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor./ E que os filhos conheçam a força que brota do amor.


ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM! ABENÇOA SENHOR A MINHA TAMBÉM (2x)

Que marido e mulher tenham a força de amar sem medida.  Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar o perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão. Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.  Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.  Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Feliz Natal! Abençoado 2019!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lindo, desde o ano passado fiz essa experiência de fazer uma celebração em família. Foi muito forte! Agora pesquisando outras dinâmicas encontrei vcs. Obrigada Shalom