Notícias

CHARIS: Gabriella Dias participa de Pentecostes com Papa

No dia 9 de junho, Papa Francisco oficializará o Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, denominado Charis.

A celebração de Pentecostes de 2019 terá uma graça especial. No dia 9 de junho, Papa Francisco oficializará o Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, denominado Charis. Gabriella Dias, missionária da Comunidade Católica Shalom, é uma das integrantes desse novo organismo. Durante os meses que antecederam a Festa do Espírito Santo, os membros da Família Carismática foram convidados a viverem o período de preparação por meio da oração e da intercessão.

Com o desejo de interceder pelo Pentecostes deste ano, o período de preparação foi marcado por motivações específicas feitas pelo assistente eclesiástico do Charis, Frei Raniero Cantalamessa. A cada mês, o religioso disponibilizou um texto que favoreceu a compreensão dos fiéis sobre assuntos concernentes ao organismo. 

A experiência de Deus em nós

Para os grupos, os movimentos, as comunidades e as novas expressões que fazem parte da corrente de graça que é a Família Carismática Católica, a Festa de Pentecostes é sempre um momento marcante. “Pentecostes é a experiência de Deus em nós”, partilha Gabriella Dias. A missionária expressa o desejo de que a Festa do Espírito Santo deste ano seja surpreende, renovando dessa forma todos os membros dessa grande família.

Segundo Gabriella Dias, o Santo Padre espera que esse novo organismo contribua para que a experiência com o Batismo do Espírito Santo chegue a outras pessoas, ou seja, é desejo do Papa que os membros da Renovação evangelizem mais, anunciando o nome de Jesus no Poder do Espírito. A consagrada conta ainda que, neste tempo, tem intercedido de forma especial pelo Pentecostes deste ano por meio do Santo Rosário, quando reza os mistérios gloriosos.

O que é o CHARIS?

Catholic Charismatic Renewal International Service (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), também conhecido como CHARIS, é o organismo de serviço internacional para todas as expressões da Renovação Carismática Católica (RCC), uma corrente de graça cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II.

Comum a todas as expressões da Renovação Carismática Católica é a experiência dos frutos de Pentecostes através de um derramamento de dons espirituais chamado batismo no Espírito Santo, envolvendo um encontro pessoal com Jesus Cristo como Salvador, uma abertura à palavra de Deus, para o exercício dos carismas e para a Evangelização no serviço fiel à Igreja.

CHARIS promove e fortalece a comunhão entre todas as realidades carismáticas, fomentando um sentido de família mundial da Renovação Carismática Católica. Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).

Oração do Espírito Santo
Frei Raniero Cantalamessa

Vem, ó Espírito Santo!

Vem, força de Deus e doçura de Deus!

Vem, tu que és movimento e quietude ao mesmo tempo!

Renove a nossa coragem,

preenche nossa solidão no mundo,

cria em nós a intimidade com Deus!

Já não dizemos, como o profeta: “Vem dos quatro ventos“,

como se ainda não soubéssemos de onde vens,

nós dizemos: Vem Espírito do lado transpassado de Cristo na cruz!

Vem da boca do Ressuscitado!

Saiba mais sobre a Charis


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *