Formação

Como fazer a Lectio Divina?

Lectio Divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais.

A Bíblia é a Palavra de Deus viva, é a comunicação do Senhor que se releva ao Seu povo, relatando a história do povo de Deus, as Suas promessas e a Sua vitória sobre a morte. Dentro da Comunidade Católica Shalom, a vivência com a Palavra é fundamental e essencial para cultivar e crescer na amizade com Deus. O método utilizado para o estudo bíblico é a Lectio Divina.

Lectio Divina é um exercício de escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).

Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:

Comecemos invocando o Espírito Santo.

Leitura
O que fala o texto? É necessário está atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.

Meditação

O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.

Oração

O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.

Contemplação

O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.

Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.

Promoções do mês da Bíblia na Livraria Shalom

Leia também

Especial Caminho da Paz


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. este exercício me lembra os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, que possui estes mesmos passos só que precedido de 20 minutos ou mais de respirações/expirações profundas, o que faz com que seu coração se aquiete e se prepare para receber a Palavra, meditar sobre e anotar as sensações vividas no momento da leitura.

  2. preciso de ajuda para começar nossa pequena comunidade na empresa que trabalho
    ja estou tendo uma boa orientação
    obrigada.

    1. Olá, Silene! Obrigado pela participação. Bom, você pode escolher o critério a ser usado. Há pessoas que escolhem um livro da bíblia e cada dia ler um capitulo e rezar. Há outras que seguem a liturgia diária da Igreja, as leituras próprias de cada dia. Nós da Comunidade Shalom optamos pelas leituras próprias das missas de cada dia: primeira leitura, salmo e evangelho. Mas você pode também se organizar escolhendo um livro por temporada. Por exemplo: esse mês rezarei com o evangelho de Mateus, um capitulo por dia. Depois pegarei outro livro da bíblia e assim por diante. Que Deus abençoe seu esforço.