Unsplash
Formação

Como lidar com as frustrações da vida?

Negar o fato talvez seja a primeira postura da pessoa que teve suas esperanças frustradas.

Como lidar com notícias e/ou acontecimentos que não esperamos? Responder essa pergunta não é fácil. E de fato não há uma fórmula mágica para resolver isso. O segredo é aprender a lidar com a situação a partir daquilo que ela mesma oferece. Para ajudar a compreender essa dinâmica da vida, reunimos o caminho que muitas pessoas passam, passaram ou vão passar. 

1º estágio – A notícia ou o acontecimento inesperado

Resultado de prova, perda de um parente querido, reação inesperada de um pessoa em relação a algo ou alguém. São muitos os casos em que notícias ou acontecimentos fogem da nossa expectativa. A dica é não parar por aqui. É aprender a lidar com essas situações.

2º estágio – Não aceitação

Negar o fato talvez seja a primeira postura da pessoa que teve suas esperanças frustradas. No entanto, esse é apenas o primeiro momento. Há quem o vivencie de forma breve e há também quem não conseguem avançar após a frustração. Inclusive, essa etapa acaba, por vezes, sendo marcada pela raiva e pelo medo. A dica é não parar por aqui.

3º estágio – Falta de ânimo

Com o tempo, a tristeza começa a ganhar espaço e o ânimo vai sendo mitigado. Aceitar ajuda e sobretudo deixar-se ajudar é o melhor a fazer nesse momento. A dica é não parar por aqui.

4º estágio – Dar sentido

A palavra aceitar define bem o passo que precisa ser dado diante das adversidades da vida. É nesse movimento que a pessoa começa a dar verdadeiramente sentido ao que aconteceu com ela.

5º estágio – Encontrar a Paz

A Paz não é ausência de conflitos, mas é o encontro pessoal com o Senhor. Ele nunca frusta as nossas expectativas. Ele sempre surpreende, vai além. Encontrar a Paz é perceber que as situações da vida podem até ser duras, porém não são capazes de abalar a plenitude de um coração que encontrou o Sagrado Coração de Jesus.

Leia também

Existe vida sem stress?

Resiliência não é sinônimo de autossuficiência

Como anda sua autoestima?

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *