Shalom Catholic Community assumes ‘San Lorenzo’ International Youth Centre in Rome
Shalom

Shalom assume Centro Internacional Juvenil em Roma

A pedido do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Comunidade Católica Shalom assumirá neste ano os trabalhos de animação e administração do Centro San Lorenzo, em vista de levar adiante a especial missão que este lugar tem junto à Juventude.

No dia 13 de março de 1983, São João Paulo II deu um presente para os jovens do mundo inteiro. Ele inaugurou, a poucos passos da Praça de São Pedro, no Vaticano, o “Centro Internacional Juvenil San Lorenzo”: um espaço de peregrinação, acolhida, encontro, oração e evangelização para todos os jovens que chegam à Cidade Eterna.

O Centro San Lorenzo está localizado junto à antiquíssima basílica de San Lorenzo in Pisciubus, dedicada ao santo mártir romano do século III, São Lourenço, na Via Pfeiffer 4, a pouquíssimos metros do Vaticano.

São João Paulo II, amigo e pai dos jovens, quis erguer este belo sinal em Roma, no “coração da Igreja”, instituindo um Centro Internacional dos Jovens e para os Jovens, escolhendo guardar ali dois grandes “tesouros”: a Cruz original e o Ícone Mariano das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). São João Paulo II expressou na homilia de inauguração que o Centro San Lorenzo é um lugar onde reina a Cruz de Cristo, Sinal da Graça e da Redenção, despertando em todos os seus visitantes a “sensibilidade pela realidade de Deus.” O Centro São Lourenço nasce, então, como um “farol” e um ponto de referência para os jovens do mundo inteiro que, como peregrinos em Roma, podem escutar a Voz de Deus e reabastecer as forças para abraçar a própria vocação e missão.

O “Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida”, órgão do Vaticano responsável direto pelas Jornadas Mundiais da Juventude e pelo Centro São Lourenço, pediu à Comunidade Católica Shalom para assumir, neste ano de 2018, os trabalhos de animação e administração do Centro, em vista de levar adiante a especial missão que este lugar tem junto à Juventude. Nascida em meio aos jovens e para os jovens, a Comunidade Shalom recebe com alegria este dom e esta missão, colocando o próprio Carisma e a própria força missionária a serviço da Igreja, em vista da evangelização dos jovens e dos povos.

Se por um lado o Centro San Lorenzo é um presente do Papa João Paulo II aos jovens, por outro podemos dizer que a própria Comunidade Shalom é fruto de um “presente”, da “oferta de vida” de um jovem ao Papa. Moysés Azevedo, com 20 anos de idade, ofertou sua vida e juventude a Deus e à Igreja comprometendo-se em evangelizar os jovens, especialmente aqueles mais distantes de Cristo e da Igreja. Hoje, a Comunidade Shalom é um “povo em movimento”, jovens, celibatários, sacerdotes, famílias, todos dedicados à evangelização dos jovens e dos povos. A Comunidade acolhe esta novidade, portanto, de coração aberto, vendo nisto um grande sinal da Providência e da condução de Deus na sua vida e missão.

São João Paulo II dizia que “este Centro depende do melhor de vós e pode consolidar o melhor de vós (…) a vossa atenção e o vosso serviço desinteressado aos jovens provenientes de várias partes do mundo, levar-vos-á inevitavelmente a desvelar aos vossos interlocutores o vosso mundo interior.” Para o serviço nesta nova realidade, um grupo de missionários da Comunidade Shalom assumirá os trabalhos ordinários e extraordinários de animação e administração do Centro, acolhendo os peregrinos e organizando as atividades evangelizadoras, pastorais e litúrgicas do mesmo. Sendo também um espaço missionário e de comunhão eclesial, o Centro abrigará o núcleo de missionários que compõem o Escritório Internacional da Comunidade (Assistência Internacional Shalom), setor responsável pela irradiação internacional do Carisma Shalom, pela implantação missionária da Comunidade por entre as nações e pelas relações da Comunidade com a Igreja do mundo inteiro, que agora terá ali a sua nova sede de trabalho e serviço.

Desde os primeiros anos de funcionamento do Centro, a Communauté de l’Emmanuel (Comunidade Emmanuel), originária da França, tem assumido com muito empenho e espírito evangelizador os seus trabalhos ordinários. Na quarta-feira, 27 de junho, haverá uma missa solene presidida pelo Padre Alexandre Awi Melo (secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida), na própria Basílica de San Lorenzo, em ação de graças pelo serviço que esta Comunidade prestou ao Centro e já confiando à Comunidade Shalom a nova etapa missionária a ser vivida ali.

A Comunidade Shalom reabrirá o Centro San Lorenzo e dará início oficial à sua presença e atividades no próximo dia 1º de Outubro, memória litúrgica de Santa Teresa de Lisieux, a santa que é ao mesmo tempo Co-Padroeira das Missões e à intercessão de quem a Comunidade Shalom confia de modo especial o seu apostolado com os Jovens.

Vale lembrar que a Igreja vive um particular tempo de graças, no qual se volta de forma muito especial para os Jovens. Um grande sinal deste “tempo da Juventude” é o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá exatamente no mês de outubro deste ano, com o tema “Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional”. No mês do Sínodo, a Comunidade Shalom já estará presente e atuante no Centro San Lorenzo, acolhendo e animando os Padres Sinodais e todos os jovens presentes em Roma.

“Pusestes-vos ao serviço do Centro Internacional em atitude mariana, com generosidade, sem poder medir todo o alcance deste empenho. Fizeste-lo, impelidos pelo Espírito Santo, prontos a içar as velas para que o Espírito de Deus vos conduza segundo a sua vontade.” (São João Paulo II, 13 de março de 1983).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *