Shalom

Comunidade de Vida ou Aliança?

Fulano é da Comunidade de Vida… A do cordão cinza é Aliança? Mas a amiga dela usava um cordão bege… Meu amigo tem o TAU no cordão branco, é o que mesmo?

À proporção que as pessoas conhecem e se aproximam mais da Comunidade Católica Shalom, normalmente começam a se questionar e perguntar a respeito do uso de uma cruz em forma de “TAU” de seus membros, mais precisamente sobre o significado da cor do cordão do sinal e a correlação a respeito da forma do chamado de cada discípulo ou consagrado: Comunidade de Vida ou Comunidade de Aliança.

Fulano é da Comunidade de Vida… A do cordão cinza é Aliança? Mas a amiga dela usava um cordão bege… Meu amigo tem o TAU no cordão branco, é o que mesmo?  Cinza, aliança, branco, marrom, vida, bege, Comunidade… E assim começam os primeiros entendimentos dos significados externos que levam aos verdadeiros significados internos e espirituais da Vocação.

Parece ser confuso, mas por partes vamos esclarecer:

Primeiros passos

Após o Seminário de Vida no Espírito Santo, atraído pelo amor de Deus no carisma Shalom, o segundo passo da caminhada é participar de um Grupo de Oração. Algum tempo depois o integrante do grupo querendo aprofundar mais no carisma, pode trilhar um caminho de discernimento vocacional na Comunidade Shalom, com duração mínima de um ano. Tempo de descoberta e de escuta para corresponder ao chamado de Deus. Assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional (diretor espiritual), o vocacionado seguirá em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Aliança.

 

Comunidade de Vida – bege e marrom

Após esta primeira fase o postulante ingressa no discipulado (duração mínima de dois anos), tempo em que de fato receberá seu primeiro sinal, o “TAU”, símbolo de sua eleição e pertença a Deus. A cor bege significa que aquele membro da Comunidade Shalom é discípulo da Comunidade de Vida, foi aceito no caminho de formação da Comunidade.

Tendo frutificado em sua vida espiritual, comunitária e apostólica, o discípulo estará em condições de fazer sua primeira promessa, sendo aceito, receberá então o “TAU” no cordão marrom, como sinal de consagração.

Os membros da Comunidade de Vida passam a viver de uma forma mais fraterna morando em uma das “Casas Comunitárias” da Comunidade Shalom e, em sua nova família, partilham suas vidas do encontro com Deus, consigo mesmo e com o irmão. A Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom e a fonte de manifestação deste Carisma. Vidas, capacidades, tempo, bens potencialidades e futuro são investidos em um seguimento total e incondicional ao Senhor Jesus. Seus membros abraçam um verdadeiro chamado de dedicação à oração, vida fraterna e serviço da Obra.

 

Comunidade de Aliança – cinza e branco

Passado o período do postulantado (duração mínima de dois anos), a próxima fase da caminhada é o discipulado (duração mínima de dois anos), período em que o candidato recebe o sinal o “Tau”, no cordão de cor cinza. É aceito no caminho de formação da Comunidade. Tempo marcado pelo aprofundamento na vida espiritual e vocacional. Amadurecido no carisma, o discípulo então ingressa na sua primeira promessa como membro da Comunidade de Aliança recebendo o sinal no cordão de cor branca.

A Comunidade de Aliança é o chamado do Senhor para viver o seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e seu Evangelho em meio à vivência familiar e atividades profissionais permanecendo em suas famílias, residências e suas atividades ou trabalhos próprios. Colocam a vocação como a grande prioridade de suas vidas e atividades, permeando com o espírito deste Carisma, sempre dispostos a abraçá-lo e vivenciá-lo em toda a sua plenitude e radicalidade. Assumem, segundo o Carisma, uma vida de oração, fraternidade e apostolado comum para o bem da Igreja e o serviço aos homens.

 

O sinal – TAU

Ao firmar sua pertença à Comunidade, o membro da Comunidade de Vida ou Aliança receberá como sinal visível uma cruz em forma de Tau, símbolo de sua eleição e pertença a deus e à Comunidade. Este sinal deve acompanhá-lo durante toda a sua vida, lembrando-lhe sempre a vocação que é chamado a viver e o testemunho que deve dar aos homens.

 

Var mais:

Como faço pra ser Shalom? – por Angela Barroso

Ser Comunidade de Vida – por Daniel Ramos

Ser Comunidade de Aliança – por Denise Landim


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *