Shalom

Conheça detalhes da liturgia Shalom nos grandes eventos

Liturgia é detalhe e antecipação.

A dinâmica da liturgia nos eventos da Comunidade Católica Shalom e como tudo é preparado, para que seja bem celebrado, é algo que  chama a atenção das pessoas, por seu zelo litúrgico, em momentos de missas, adorações , celebrações e liturgia das horas.

Lucas Albuquerque, seminarista do Shalom, é atualmente o coordenador da Assessoria Litúrgica Sacramental, localizada na Diaconia Geral. Segundo ele, nos eventos grandes, como Fórum Shalom e, principalmente, Festival Halleluya, a liturgia sempre precisa ser bem cuidada, bem celebrada e digna.

“Se eu me coloco diante do Sagrado e tenho atenção para com ele, eu quero cuidar dele, quero zelar por ele. Então, celebrar uma Liturgia digna para que, assim como nós muitas vezes somos exemplo também de oferta de vida, a nossa liturgia represente e faça jus àquilo que nós ofertamos, àquilo que nós nos doamos”.

Passar essa missão da liturgia para toda a Comunidade, é uma das grandes responsabilidades do assessor: “Como nós pertencemos a Casa Mãe, todos olham para nós.  Somos uma referência. Então, devemos ter esse cuidado, porque realmente as pessoas perguntam: ‘Lucas, vi isso em tal canto, em Fortaleza. É assim? É daquele jeito? ’. Por isso, devemos ter sempre esse pastoreio, porque sabemos da responsabilidade que temos”.

Dicas de Liturgia

Humildade

Desaparecer para que Cristo apareça. “Na Liturgia sempre falamos que nós que estamos servindo devemos desaparecer para que Cristo apareça, e desaparecendo, o povo reza melhor. Quando uma liturgia não é bem organizada, é uma liturgia dispersa, o povo não reza. Precisamos favorecer uma boa participação da assembleia”.

Música

Segundo o assessor, é muito importante estar sempre em contato com a coordenação geral do evento para que tudo esteja coerente, ajustado e que nada se perca. “Digamos que vai ter uma missa votiva sobre a evangelização dos povos. Então pensamos: o quê que na Liturgia podemos colocar para a evangelização dos povos? Preces em outras línguas? Leituras, ícones e a música também. Eu sempre falo que o coordenador de liturgia e o coordenador de música devem ser os melhores amigos”.

Ícone

A escolha de ícone é muito importante. “Nessa mesma dimensão da evangelização dos povos devemos escolher um ícone que pode transformar veneração em vida, onde levo as pessoas a receberem de graça aquele mistério da liturgia”.

Eucaristia

A liturgia é considerada na Comunidade um serviço de frente. “Nós aparecemos muito. Se aquilo que aparece ali não for belo, não for bem organizado, não vamos transmitir algo para o povo. Sempre perguntamos como estão as inscrições, como estão as coisas e, assim, vamos tendo uma noção do número de partículas ou se a hóstia consagrada no altar precisa ser uma grande para ser vista por todos. Tudo isso nós fazemos para uma melhor celebração do povo”.

Como são muitos padres, a equipe normalmente pede as casulas emprestadas na Catedral, aos Franciscanos e de algumas instituições religiosas, para que esteja tudo em harmonia. “Como é bela uma missa com as casulas todas iguais e o presidente da celebração com uma casula diferente dos outros concelebrantes”.

Para o seminarista, liturgia é detalhe e antecipação. “Devemos ter cuidado nos detalhes e também nos antecipar. Quando vou orientar,  penso que vai dar errado, então tenho que me antecipar e ensaiar para que o povo preste mais atenção no Sagrado”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *