Shalom

Conheça o Instituto Parresia

“É algo realmente muito novo, é o transbordar do pensamento do Carisma para a sociedade”.

O Instituto Parresia tem como principal objetivo recolher a sabedoria do Carisma e transmití-la em três dimensões: na capacitação dos missionários, na formação acadêmica e no diálogo com a sociedade. Coordenado por Erick Buarque, consagrado da Comunidade de Aliança, o setor funciona na Diaconia Geral, em Aquiraz – CE. Na equipe, estão Josefa Alves e Elton Alves, ambos consagrados da Comunidade de Vida. Os trabalhos do Instituto começaram oficialmente em março de 2018, mas já faz alguns anos que membros da Comunidade têm estudado qual a contribuição do Carisma Shalom em temas pertinentes para a Igreja e para a sociedade.

Diplomatas, juízes, médicos, psicólogos, educadores e profissionais de várias áreas participam das discussões do Instituo. Atualmente, eles têm se debruçado sobre dois grandes temas: Sexualidade Humana e Doutrina Social da Igreja. Neste último, o tópico que tem sido trabalho é o homem na visão do Carisma Shalom. A ideia é abordar diversos assuntos e a partir de um olhar aprofundado perceber como a Vocação Shalom pode contribuir com cada um, sistematizando o conhecimento fruto da experiência do Carisma e compartilhando em seguida com a sociedade.

Primeiro Encontro Parresia

No sábado, 6 de outubro, o Instituto Parresia realizou o seu primeiro encontro de divulgação científica. O evento contou com a presença de Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundadores da Comunidade Shalom. Além dos presentes, o encontro alcançou participantes que acompanharam online de diversos locais dentro e fora do Brasil. Tendo como principal questão quem é o homem na visão do Carisma Shalom, pesquisadores apresentaram seus trabalhos acadêmicos. Em seguida, Moysés e Emmir teceram comentários sobre os estudos, esclarecendo pontos específicos.

“É algo realmente muito novo, é o transbordar do pensamento do Carisma para a sociedade”, partilha Josefa Alves, assessora do Instituto. Além de favorecer o diálogo de áreas distantes, o Instituto Parresia é o primeiro passo para a criação da Faculdade Shalom. A expectativa é que mais encontros como esse aconteçam tendo como tema assuntos pertinentes para a Igreja e para a sociedade. Josefa comenta ainda que, após cada evento, uma revista será produzida com os trabalhos apresentados.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria de saber se é possível membros de fora do shalom, mas simpáticos ao carisma, participar online do encontros?
    Se sim, como fazer?

  2. Perfeito,comentei isso ontem no Colégio Shalom,que poderíamos criar uma faculdade para o povo,conhecer e formar um verdadeiro homem em sua essência que é a imagem e semelhança de Deus. Magnífico, já quero meus filhos nesta faculdade.Shalom