Shalom

Conhecendo a Diaconia

A sede do Governo Geral da Comunidade Católica Shalom, chama-se Diaconia Geral. É o coração da Obra Shalom.

A palavra Diaconia significa o serviço feito por e com amor, sem constrangimento e em perfeita consonância com o ensinamento de Cristo. Aqui é o local do serviço, o centro da unidade, no qual funcionam a administração geral da Comunidade, as assessorias, secretarias e setores ligados diretamente ao moderador geral, Moysés Azevedo que prestam assistência às missões nos diversos serviços na ação missionária e comunitária, nas artes, promoção humana, difusão da obra, vocacional, comunicação entre outros setores. Além de conter os núcleos comunitários, onde moram o fundador e a cofundadora Emmir Nogueira, membros da comunidade de vida em sua multiforme expressão das formas de vida, celibatários pelo Reino, casais e sacerdotes.

Localizado no município de Aquiraz, a 27 km de Fortaleza, o lugar abriga capela, escritórios e residências comunitárias. Arquitetura, ambientação e iconografia foram concebidas para remeter, através da beleza e da sobriedade, ao amor esponsal a Jesus Cristo e à paz comunicada por Ele.

Portal de Entrada

 

 

Os arcos do portal de entra remetem aos três arcos do primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, o Shalom da Paz. Traduzem a continuidade da Obra Nova de Deus.

Primeira coluna – Obra Nova Profetizada

Deus quer presentear o mundo com mais uma manifestação de Seu poder criador. Escolheu almas esposas para seu Divino Filho: elas são os vasos de argila onde depositou o carisma. Ele o fará crescer e transbordar para saciar a sede da humanidade sedenta de paz.

Segunda coluna – Obra Nova Realizada

Somos uma comunidade carismática de louvor. O Pai atrai Seus filhos e os chama a vivenciar a novidade de Carisma nos três estado de vida, formando um povo em movimento, pela Igreja e pelos homens. A cruz é vida e, quando é abraçada, ilumina toda a criação produzindo frutos.

Terceira coluna – Obra Nova Anunciada

Somos uma “companhia de pesca”. A rede do Carisma opera a pesca milagrosa, a realização da profecia dos primórdios. Maria, ao pé da cruz recolhe água do manancial que brota do lado aberto do Crucificado. Ela é a nova Eva que aponta o Caminho da nascente do Carisma. Cristo é o novo Adão.

Quarta coluna – Obra nova consumada

Do cordeiro vivo, imolado e vitorioso, saem graças que se derramam sobre a assembleia dos santos com as palmas do martírio. É a nova Jerusalém que desce do céu, o júbilo e a festa das bodas entre as almas esposas e o cordeiro.

A Fonte

No jardim externo, uma fonte nos remete ao batismo. A água jorra do cume de uma pinha (plenitude de virtudes) para uma concha que só enche transbordando para outras ainda maiores. Da terceira concha, a água cai formando uma piscina circular santificando os quatro cantos da Terra assinalados com quatro cruzes no mosaico que as circunda.

Estas conchas representam a dimensão trinitária do Carisma Shalom, sobretudo a contemplação que transborda em unidade e evangelização. Assim como a fonte é da adoração perpétua ao Esposo Eucarístico que jorra o sustento espiritual dos missionários Shalom em toda a face da Terra.

Capela

Na praça central, a Capela ocupa o coração dos prédios institucionais e sua estrutura se encontra desvinculada dos blocos, pois é no desapego de nós mesmos que o Espírito Santo dirige a sua obra e nos faz alçar o livre voo dos filhos de Deus. A capela foi ambientada segundo o Amor Esponsal, cerne do carisma Shalom.

No painel central vemos a árvore da Cruz, lenho da vida: é daí que nasce a Igreja. Vê-se o Esposo Eucarístico, com as chagas Gloriosas da paixão e seu lado aberto. Ele ergue o estandarte cruz com flâmula da paz e com os lábios em forma de sopro, soprando o Espírito Santo sobre os discípulos e comunicando a Paz.

Caminhando ao encontro do Esposo Eucarístico, vemos a primeira alma Esposa. Maria, a mãe de Jesus. E seguem-na: Maria de Betânia, a mulher que muito amou, Teresa de Jesus e a Esposa.

O sacrário é o local de encontro entre o Esposo, o Cordeiro que convida a alma esposa a unir-se a Ele na Eucaristia. Ele apresenta, em baixo relevo, uma expressão trinitária com a mão (Pai), a pomba (Espírito Santo) e o Cordeiro (Filho)

Igreja

 “A Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz deseja ser esta igreja de portas abertas, de coração aberto para receber tantos que virão aqui e que experimentarão a misericórdia de Deus.”

A igreja ainda em fase de construção, apresenta  formas circulares (a forma perfeita, o Divino, o sem fim, o sempre, o eterno), quadrada (forma humana, racional, o limitado chamado à santidade) e triangular (a forma segura, estável, firme, a Trindade, fonte de toda a vida). Em seu interior, temos a Capela do Santíssimo, a Capela da Reconciliação e a Capela da Mãe de Deus.

Como conhecer a Diaconia?

Em visita à cidade de Fortaleza para algum evento ou a passeio, aproveite para conhecer a Diaconia Geral. Se for em grupo de amigos, basta agendar a visita. De preferência no período da tarde. Recomenda-se vestes sóbrias e adequadas para celebração eucarística ou adoração aos Santíssimo Sacramento.

Contato: 85 33087400

 

Fotos- Wallace Freitas

Saiba mais sobre a Diaconia Geral.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *