Igreja

Curso sobre exorcismo reúne padres do mundo inteiro

exorcismo curso

Negação de que existe o demônio fez com que portas ao ocultismo se abrissem ainda mais, revela professor do curso

Segue até este sábado (09), no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, o novo curso  “Exorcismo e oração de libertação”, organizado pelo Instituto Sacerdos. Trata-se de um seminário de atualização, proposto como suporte para os bispos, na preparação dos sacerdotes designados para o ministério do exorcismo.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Secretário Nacional de Pesquisa e Informação Sócio-religiosa na Itália e fundador do curso, Prof. Giuseppe Ferraris, explicou que muitos padres católicos afirmam ter dificuldades quando têm de enfrentar os problemas ligados a pessoas que desejam libertar-se do contacto com o mundo do oculto, da magia, do satanismo.

“A ideia de promover um curso de nível universitário nasceu precisamente para buscar resolver as dificuldades em que se encontram diversos sacerdotes, quando devem enfrentar os problemas ligados a pessoas que desejam libertar-se do contato com o mundo do oculto, da magia, do satanismo, ou mesmo que, por motivos diversos, sentem ter algo relacionado com a ação do demônio. O primeiro curso remonta ao ano 2004-2005”, disse.

O curso é multidisciplinar. São abordadas muitas temáticas e o exorcismo é visto sob diversos pontos de vista. “Por exemplo, existe o ponto de vista eclesial, teológico, bíblico, litúrgico, catequético, canônico e depois o médico e psicológico, o jurídico e criminalístico, o farmacológico e outros ainda. Por isto dá uma preparação muito ampla a quem se inscreve”, explica o professor Ferraris.

Segundo ele, a sociedade, por um determinado período de tempo, foi levada a esquecer a ideia do demônio, a não falar mais do diabo, a considerá-lo como algo de supersticioso. E isso fez com que as portas ao ocultismo se abrissem ainda mais. “Tanto é verdade que muitos jovens se aproximam hoje de temáticas ligadas ao oculto e ao satanismo; são atraídos por coetâneos que os levam por estes caminhos. Parecia ter desaparecido, mas ao invés disto, retornou mais forte ainda”, destacou.

Desde o primeiro curso, todos os mais importantes meios de comunicação se pronunciaram. Chegaram dos cinco continentes e até mesmo um filme – “O rito” – interpretado por Anthony Hopkins – foi inspirado por este curso, informa o professor.

“Este filme baseia-se no romance escrito por Matt Baglio, que participou da primeira e da segunda edição do curso. Desde o início, ninguém queria mais falar do demônio, nem a teologia protestante nem a católica. Muitos sacerdotes, no entanto, viram-se despreparados, pois não eram mais formados nos seminários das faculdades teológicas e não sabiam mais como enfrentar o problema. Iam até eles fieis preocupados porque tinham parentes envolvidos em atividades e grupos satânicos, ou porque se sentiam obcecados ou possuídos pelo demônio e os párocos não sabiam o que fazer a este respeito. A ideia deste curso nasceu também em função disto, para dar uma mão aos sacerdotes, formá-los para saber como agir em modo correto neste campo”, concluiu.

 

Da redação, com Rádio Vaticano

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. amados a paz de cristo esteja com todos gostaria de saber mais o cursos de exorcismo , e para padres ou quem tem o ministerio de intercessao,, sou da caminhada de grupo de oraçao e de retiros de jovens e de casais,entao eu quero saber se vai ter para servos ,o dia a data e o local ate bjs fica na paz

  2. Meu Deus, sou leigo missionário, tenho trabalhado com muitos casos voltado ao ocutismos, gostaria muito de mim aprofundar, pra melhor servir meu ministério.

  3. Aqui no Brasil e em especial em Fortaleza capital do Ceará deveria haver um Curso desse porte, que o bom Deus ajude-nos que um dia realize-se, a paz de Deus esteja Conosco, amém.